Boas maneiras à mesa

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 03h18m

COMPARTILHAR


Resumão: Não se sirva antes do anfitrião, não coma antes de todo mundo, espere algum ritual ou início por parte de quem o convidou,  jamais cruzar as pernas ou apoiar os pés na estrutura sob a mesa. Homens ajudam as damas a se sentarem, puxando e empurrando as cadeiras. Manter os cotovelos rente ao corpo. Lembre-se também de não apoiá-los sobre a mesa. Se existe algo na boca que você não quer comer, convém retirar da forma que entrou. Se comeu com garfo, o use, se comeu com as mão, idem. Deixe os resíduos na lateral do seu prato, jamais em outro local como guardanapos, pratinhos da entrada ou cinzeiros!


Se servindo
Nos buffets, existem diversos pratos separados e obviamente não existe uma grande placa indicando de aquele é uma entrada ou um prato principal. Por isso, alguns conhecimentos básicos (refeição completa francesa) para você respeitar um pouco a ordem, ou usá-los ao servir uma refeição.


Aperitivos. (amuse-gueule aos franceses) canapés, sanduíches, patê, e que podem ser acompanhados de whisky, vinhos, coquetéis ou sucos.


Antepasto. (Hors-d´oeuvre) São alimentos que estimulam e acordam o seu sistema digestivo. Bebidas alcoólicas agem ao contrário. Exemplo de antepasto: folhas de alface, tomates, fatias de ovos, escargots, pãezinhos, entre outros.


Sopa. Caldos para aquecer o corpo, o que sensibiliza as percepções dos aromas e gostos. No verão pode ser excluído do menu aqui nos trópicos mas se for um jantar é aconselhável.


Entrada. (Entrée) Algo mais leve que o prato principal. Como soufflés, carne branca, frutos do mar, servidos legumes e vegetais leves. A bebida da entrada deve ser também mais leve. Em grandes cerimônias pode haver duas ou três entradas.


O prato principal. (le plat de résistance ou plat principal e “entrée” para os americanos) é a refeição balanceada do ponto de vista nutricional. Em geral à base de carne vermelha ou porco ou aves nobres e acompanhamentos de todos os grupos. Ao final, ainda temos queijos (ou frutas para pessoas alérgicas), seguidos da sobremesa em si e posteriormente os licores.


 


Importância
Não pense que é pura frescura, regra à mesa. Que se trata de mera convenção. As boas maneiras foram desenvolvidas com base em pesquisas e está mais do que comprovado sua utilidade. Talvez, por isso, os franceses tenham ótima qualidade de vida e longevidade. A ordem de pratos, por exemplo, respeita o funcionamento do organismo. Comer pouco também é prova de que se faz bem. Mas os franceses não comem pouco, ao contrário. A vantagem é que eles sabem comer. Fora isso, os procedimentos, além de saudáveis, estimulam um convívio social.


 


Talheres
Estou há tempo tentando explicá-los de uma forma fácil mas a cada seqüência de pratos, a disposição das pratas muda. Diz a regra para os principiantes que deve-se começar de fora para dentro. Obviamente garfo na mão esquerda (também vale aos canhotos, caso alguém pergunte) e taças à direita. Guardanapo no colo. Costas paralelas ao encosto da cadeira, sem apoiar-se. Descanse a faca com o fio virado para dentro na parte superior do prato. O garfo fica no prato, à esquerda, sem encostar na mesa. Ao terminar, coloque os dois do lado esquerdo, o garçom saberá que é para retirá-los. Caso prefira mantê-los, segure com a mão esquerda sobre a mesa. Jamais use outros itens para esse fim.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS