Cuidados necessários com os cabelos

 

Lavar sempre que necessário. Massageie as raízes. Use sempre a ponta dos dedos. Desembarace os cabelos em baixo da água, com os dedos, no sentido raiz-pontas. Procure não lavar os cabelos mais do que uma vez ao dia. Se você tem couro cabeludo sensível e já tentou todos os produtos, alterne os dias da lavagem.

Enxágüe bem. Deixar resíduos pode prejudicar a saúde capilar. Cuidado com água quente demais. Se possível, use água levemente morna ou fria (o calor ativa as glândulas sebáceas). Prefira toalhas felpudas. Não esfregue a toalha, pode abrir as escamas. Deixe a umidade final secar naturalmente.

Deixe o secador quente para momentos específicos e neles use um produto para proteger o cabelo e não deixe-o tão quente. Movimente-o e use as mãos.

Nunca escove o cabelo molhado. Use pentes largos de madeira e com pontas que não machucam o couro capilar. Escove por camadas, sem fazer força. Use as duas mãos se preciso, mas sempre uma delas segurando na base do cabelo, iniciando pelas pontas.

Não durma de cabelo preso e tenha o hábito de pentear os cabelos antes de dormir. Se passou algum produto de fixação, retire-o antes de dormir.

A alimentação é importante, se você tem cabelos fracos ou sem brilho, pode tentar adicionar à sua dieta as vitaminas A, E, C e B. Excesso de gorduras também traz problemas.

O cloro, o sal e o sol são os vilões da beleza do cabelo. Aquela aparência de queimado não é nada saudável. Além de causar pontas duplas. Protetores são essenciais.

Se você tem um couro cabeludo oleoso, evite usar cremes próximo à raiz.

As tinturas são fantásticas mas cuidado para não se tornar escravo delas. Prefira mechas ou tons próximos ao seu. Tinta sobre tinta nunca fica legal após desbotar, então, evite mudar de coloração. A tinta também resseca os cabelos, procure produtos naturais.

Na escovação conheça para que serve cada modelo de escova. Para cabelos longos e sensíveis procure materiais naturais. Escovas vazadas ajudam a dar volume, escovas redondas grandes para alisar e menores para criar voltas. Escovas largas para cabelos lisos. As escovas de nilon penetram mais profundamente. Escove sempre de forma suave.

Os pentes são ideais para desembaraçar e dar o toque final.  Baby liss e Bobs são sempre úteis para ocasiões em que você quer criar cachos, o look anjinho jamais sai de moda, claro, com a roupa e o rosto certos. Grampos em cabelos ondulados ajudam a segurar penteados. Em cabelos lisos você precisará também de um bom fixador. Elásticos apenas para o dia-a-dia e use apenas os revestidos de alguma fibra.

Nessas ocasiões, tenha sempre à mão um lenço para envolver o cabelo em caso de chuva ou ventos fortes. Presilhas são detalhes, não abuse na quantidade ou cor.

Fidelidade ao seu cabeleireiro é essencial. Mas lembre-se que um dermatologista deve ser consultado quando aparecer algo estranho ou se sugerir alguma dúvida mais pessoal, pelo amor de deus, dúvidas não referentes a estilo. Lembre-se que um cabelo bonito e saudável é um ponto importantíssimo na apresentação pessoal.

Categoria: 




Conteúdo relacionado