Discursos e Brindes

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 05h36m

COMPARTILHAR


Educação à mesa


Os pratos devem ser servidos pela esquerda do convidado e retirados pela direita. Prato à francesa é servido em partes, ou por um garçom ou servido na mesa em travessas. À inglesa é aquele que as pessoas acham que é francês, arrumadinho e enfeitado no prato.


 


Discursos e brindes


O brinde é algo informal, um dos convidados bebeu demais e quer aparecer, brincadeira. É um momento oportuno, espontâneo, quando uma pessoa chama a atenção de todos batendo a prata no cristal da taça. E sugere o brinde a um homenageado. Deve levar no máximo quatro frases curtas, todos devem ficar de pé, solidariamente, ao fazer isso, todos devem levantar as taças e tomar o primeiro gole. Os homenageados devem permanecer sentados e sem brindar. Assim como em discursos, o brinde pode ser ou não cômico, mas deve finalizar com a palavra que resume a proposta, se foram votos de saúde, brinda-se – saúde!


 


Já os discursos fazem parte de um protocolo. As pessoas irão esperar pois já sabiam dele, mas não deve ser tão demorado. O anfitrião sempre deve anunciar o discurso e ter falado anteriormente ao discurso do homenageado, o acúmulo dessas funções não pega bem. Quem discursa deve primeiramente citar as autoridades e pessoas importantes presentes. Depois discursar sobre dois ou três tópicos de maneira curta (passado, presente e futuro, por exemplo) e finalizar com impacto, onde as pessoas aplaudem, ou agradecendo ou  propondo um brinde, se for o último caso, deve seguir o esquema anterior.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS