Para se comunicar formalmente e organizar eventos

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 03h30m

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Mundo coorporativo


Não basta talento, comunicabilidade, tino empresarial, saber trabalhar em equipe para impressionar no mundo dos negócios. Para causar boa impressão é preciso conhecer as regras de comportamento neste meio. Vão aqui algumas dicas.


 


Pronomes de tratamento


Vamos iniciar com algo bem básico. Chamar pelo nome só se a pessoa assim pedir. Principalmente em correspondências e durante encontros formais, use os pronomes de tratamento. Para simplificar, use vossa excelência para juízes, autoridades do governo como presidentes, governadores, prefeitos, ministros, secretários e chefes de gabinetes, deputados, vereadores, generais e marechais do exército. Na correspondência deve constar excelentíssimo senhor (Exm.º Sr.) para todos, sempre seguido do cargo, com exceção aos juízes para quem se escreve meritíssimo senhor juiz. Aos demais, devem ser tratados como vossa senhoria, escrevendo sempre ilustríssimo senhor.


 


Uso restrito


Os demais pronomes: vossa eminência, vossa excelência reverendíssima, vossa santidade e reverendo são para uso específico em relações com o clero. Reitores de Universidades são vossa magnificência, sendo chamados em correspondência como magnífico reitor. O pronome vossa majestade é destinado para reis, rainhas e imperadores( a sua Majestade, Rei) e vossa alteza se usa para príncipes e princesas. Mais dicas no manual de redação da presidência da república.
(download no site: www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/)


 


Mandando presentes


Enviar presentes é algo constrangedor no mundo dos negócios. Dê preferência em agradecer pessoalmente. Mas se você acha que flores, um presente de aniversário, casamento ou algo assim é imprescindível, opte pelo formal. Envie sempre um cartão de visitas seu, escrevendo o recado atrás e assinando com o seu nome e da sua equipe de trabalho/empresa. Caso contrário, você pode causar constrangimento no ambiente de trabalho do outro e até mesmo em sua vida pessoal.


 


Horários


Esse é o calcanhar de Aquiles dos brasileiros, tidos como os que sempre se atrasam. Como esse preconceito existe, no mundo coorporativo é o maior defeito possível em um profissional. Fique atento, em caso de compromissos como reuniões de negócios, jantares e outros, se você for o anfitrião, chegue em pontualidade japonesa, quinze minutos antes. Se você foi o convidado, seja inglês, chegue cinco minutos antes. No caso de eventos sociais como festas, casamentos, churrascos da empresa, contanto que você não seja a peça importante do evento, pode ser brasileiro e atrasar um pouco, mas no máximo 15 minutos.


 


Organizando eventos


Mas se você é o organizador de um evento, deve estar no local uma hora antes, conferindo o seu check list, uma lista de todos os elementos para o evento, alguém da organização pode ficar antes coordenando os preparativos. Mas você precisa checar item por item, desde discursos até guardanapos nas mesas e sabonete nos banheiros. Tenha uma agenda com todos os telefones celulares dos fornecedores. Eles devem estar pelo menos uma hora antes no local do evento. Esta uma hora a mais é, digamos um espaço de segurança, se algo der errado. Lembre-se da lei de Murphy. Mas não acredite em acasos, se você for competente, 99,9% de chances de tudo dar certo. Seja confiante mas não cético. Mas tenha sempre um plano B.

Redação Lado A

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A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

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