O Retrossexual

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 04h36m

COMPARTILHAR


 



Depois do metrossexual, aquele ser masculino que se veste impecavelmente, está atento às tendências da moda e lançamentos cosméticos, surge o seu inverso para equilibrar a balança da diversidade. Na verdade os dois indivíduos já povoam a terra faz tempo, mas a cada dia ficam mais aparentes as diferenças entre o perfil de cada espécime.


 


Eles não se acanham se chamados de machistas. Eles não estão nem aí para a moda, cuidados com a beleza ou com cultura contemporânea. Cerveja (ou bebida mais forte) e futebol resumem seus interesses primários. Sem falar no sexo oposto, a mulher. Os retrossexuais não deixam uma mulher (qualquer uma) passar sem comentar seus atributos. Eles podem, às vezes, serem grosseiros ou violentos. São como os homens de antigamente e eternas crianças. Não necessariamente um retrossexual é aquele homem romântico que as mulheres dizem não haver mais. São mais próximos dos homens das cavernas.


 


Você identifica o retrossexual pela falta de criatividade na hora de se vestir. Não gostam de roupas coloridas. Em eventos sociais estão sempre com ternos escuros e de corte clássico. Cinto e relógio marcam o limite em termos de acessórios. Os cabelos nunca estão arrepiados. Apesar de toda a aparência séria, o raro sorriso maroto os torna irresistíveis. O olhar natural de mistério e seu sex appeal consagram seu sucesso. Resumindo, são os bofes (gíria gay para denominar caras machões).  


 


O retrossexual é altamente ligado às idéias conservadoras, não permite, por exemplo, que duvidem da sua masculinidade. O retrossexual é o guardião do machismo, ou seja, mulheres e gays são seres emergentes na hierarquia social e ameaças ao mundo construído pelos “homens”. Por isso, estão sempre discursando contra a ascensão de mulheres e gays.


 


Os retrossexuais têm algumas dificuldades de adaptação. Até pouco tempo sua mãe fazia tudo para ele. Agora, ele procura uma mulher para servi-lo. Mas nem tudo está perdido se ele faz o seu tipo. O retrossexual oferece segurança pois precisa de um forte núcleo familiar. É destemido no trabalho. Na cama é um amante sagaz. E por não gastar tanto consigo, o orçamento familiar pode favorecer a mulher, de quem ele se tornará altamente dependente.


 


Tanto o rótulo de metrossexual  (criado em 1996) quanto o de retrossexual (usado pelo criador do outro termo, Mark Simpson em 2003), não são destinados aos gays. Mas ambos os casos servem de disfarce para o homossexual que quer se passar por hétero. Quando ele não se assume é um descolado metrossexual, mas quando ele se veste de ogro e tenta se auto-afirmar como homem seguindo o estereótipo do machão ele é chamado de enrustido. Gay que não se assume é enrustido sempre, só que a palavra ganha cunho denotativo quando o gay se faz de machão.


 


Representando o time dos retrossexuais estão os atores americanos Russel Crowe, Benício del Toro, Clint Eastwood e os brasileiros Antônio Fagundes, Tarcísio Meira e Thiago Lacerda.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS