::: Notícias GLS – 22 de dezembro de 2005 :::

Redação Lado A 23 de Dezembro, 2005 12h36m

COMPARTILHAR


Ana Carolina diz que é Bi


A capa de Veja dessa semana traz a cantora Ana Carolina na capa e em letras enormes diz: EU SOU BI, E DAÍ?. A confissão não foi tão comemorada no movimento homossexual. Para muitos, a cantora não assumiu a sua homossexualidade e se escondeu atrás do muro bissexual, artifício comum para gays que têm medo da rejeição. Para outros, ela foi além e traiu as suas fãs lésbicas fieis. Segundo militantes mineiros, estado onde a cantora nasceu, ela começou sua carreira em bares GLS e seus empresários sempre trataram com frieza o movimento gay local.

(Leia o texto Um escudo chamado bissexualidade, em comportamento)


 


Bruno Molinari livre


Dia 16, sexta-feira, o médico paranaense Bruno Molinari saiu do cárcere após 17 dias. Molinari foi acusado de adulteração de medicamentos e crime contra o SUS. Foi preso em flagrante, após reportagem no dominical Fantástico sobre uma advogada que faleceu após se submeter a uma hidrolipoaspiração. Segundo o médico, originário de Londrina, ao acordar, ainda se imagina na prisão. Por falta de comprovação das denúncias, ausência do depoimento do principal acusador (um ex-funcionário) e de provas concretas, o Ministério Público pediu a sua soltura. Segundo e-mail do médico, foi preciso vender diversos bens para pagar despesas mas que na próxima semana estará se reerguendo e buscando justiça.


 


Banheiro para travestis


Em todo o mundo foi recebida com espanto a notícia de que na cidade de Nova Iguaçu, RJ, foi aprovado um projeto de lei  ordenando “a instalação de banheiros de uso exclusivo para travestis e transexuais em casas de show, shoppings, cinemas, restaurantes, clubes e similares”. A aprovação se deu na última terça-feira, 13/12. O projeto de autoria do vereador Carlos Eduardo Moreira (PSB) já foi  sancionado pelo prefeito – ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) – Lindberg Farias (PT) entra em vigor em 60 dias, prazo estipulado para adaptação dos estabelecimentos à nova lei. Embora apoiado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT da Baixada Fluminense, o projeto foi encarado como um equívoco pela comunidade gay nacional e internacional.


 


Para o antropólogo e ativista gay Dr. Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia, “longe de representar um passo adiante na consolidação dos direitos de cidadania das minorias sexuais, reflete visão equivocada e “racista” no trato da diversidade sexual. Tal projeto oficializa o apartheid e discriminação espacial de um dos segmentos populacionais  que mais carece de políticas afirmativas com vista a  sua  integração social. Certamente o vereador Carlinhos Presidente (PSB) teve a melhor das intenções ao propor a obrigatoriedade da abertura de  banheiros específicos para o terceiro sexo (sic): “Muitos travestis não vão  ao banheiro por vergonha. Isso põe fim a esse constrangimento”. Assim


também pensavam os racistas dos Estados Unidos e da África do Sul quando criaram banheiros, piscinas, praias, jardins, escolas, igrejas só  para  negros: “para evitar constrangimentos” dos donos do poder. Foi  exatamente invadindo os espaço racistas que o apartheid foi abolido.  Apartheid nunca mais!


 


Clodô
O estilista Clodovil Hernandez disse esta semana que não vai sair candidato a ddeputado federal pelo PSOL, agora, Clô pretende entrar para o  Partido Trabalhista Cristão. Conta ainda que cansou da televisão e que está escrevendo um livro. Quem esteve em evidência também esta semana foi o apresentador Leão Lobo, que assumiu publicamente a sua homossexualidade no final dos anos 80 e agora ataca de ator. Na G magazine, o apresentador de 51 anos afirmou que mantém um romance com um jovem de 19 anos. 


 


Homofobia é crime


A organização da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo definiu, em reunião realizada na última quarta-feira o tema do evento para 2006: “Homofobia é crime”. A 10ª Parada de São Paulo, considerada há duas edições a maior do mundo e que reunir cerca de 1 milhão e 800 mil participantes no ano passado, terá como   sub tema “Direitos sexuais são direitos humanos”. Ano que vem, a parada acontece no dia 18 de junho, no mesmo dia em que a seleção do Brasil joga contra a Austrália na Copa do mundo de futebol.  Existe uma preocupação quanto a incidentes, mas a parada já foi confirmada. O jogo que seria ao meio-dia, foi transferido para as 14h.



Mundo G


Para o mundo gay foi um ano positivo. Já são cinco os países que reconhecem o casamento gay: Holanda, Bélgica, Canadá, Espanha e Inglaterra. Foi um ano de ataques por parte do Vaticano mas o saldo foi positivo, uma vez que os padres gays locais se mostraram fortes à pressão. Aliás, se eu fosse padre eu me afastaria e entraria com uma causa trabalhista, se todos fizessem isso logo iriam falir a Igreja… mas pelos padres que eu conversei, eles gostam muito de seu trabalho, acreditam na sua vocação e fazem-no maravilhosamente.


 


2006 já começa com a discussão do assunto homossexualidade com o filme “O segredo de Brokeback Mountain” que é apontado como o favorito para o Oscar.




 


Últimas notícias




Uma travesti foi obrigada a quebrar uma vitrine de uma loja no centro de Curitiba para fugir de seus agressores, no último dia 14. Não se tem muitas informações sobre o caso, até a polícia está desorganizada sobre o assunto e parece que só o plantonista pode responder…




Na Inglaterra, Toni Blair defendeu a nova lei do casamento gay e Elton John já pode chamar seu companheiro de esposo.




No Egito, as múmias gays descobertas em 1964 podem ser gêmeos siameses, segundo nova teoria… Niankhkhnum (Khnum tem vida) e Khnumhotep (Khnum está satisfeito) eram manicures reais mais de 2 mil anos antes de Cristo e são ilustradas quase sempre entre abraços e mãos dadas. Acredito que as múmias eram gays e estão querendo apagar o que chamam de evidência gay mais antiga da história. Do lado de fora da tumba que dividem, não estão abraçados, sempre de mãos dadas (impossível para gêmeos siameses) e as imagens refletem a história da vida da pessoa, dona da homenagem. Dentro da tumba, dividida pelos dois, estão sempre agarrados, no chamado “abraço eterno” pois assim gostariam de permanecer. Boas festas. 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS