Dicas de viagem

Redação Lado A 07 de Março, 2006 18h31m

COMPARTILHAR



Algumas anotações importantes do caderninho de viagem


 


Pague menos em museus


Em Nova Iorque e em vários locais, a maioria dos museus tem taxa de entrada mas se você notar, trata-se de uma taxa de sugestão e não obrigatória, muitos têm a palavra entrada sugerida ou recomendada em letras miúdas. Ou seja, você nao é obrigado a pagar, vale a pena prestar a atenção e economizar no seu roteiro cultural. Isso acontece porquê as instituições ou são públicas ou recebem benefícios de verbas ou incentivos fiscais por serem instituições sem fins lucrativos.


 


Troller


Em todas as cidades com turismo desenvolvido nos Eua e Canadá, e também na Europa, existem passeios em ônibus especiais, uma linha turismo como temos em Curitiba. Às vezes pode parecer caro demais mas sempre compensa fazer o tour no primeiro dia e depois explorar a cidade à pé. Incrivelmente você não se perde além de saber informações detalhadas sobre os locais e curiosidades – detalhe que falta na nossa linha de turismo, que poderia incluir guias.


 


Cupons


Sempre vai haver uma infinidade de panfletos e mapas disponíveis nos hotéis. Alguns contêm descontos. Em Las Vegas e outros locais de jogo, você nem precisa desperdiçar o seu dinheirinho nos caça-níqueis.


 


Ônibus chinês


Eles estão em todos os lugares, as excursões de ônibus chineses são incrivelmente baratas, saindo até um terço do preço convencional de você fechar um grupo de 4 pessoas. É uma boa opção para quem não se importa em viajar em um ônibus com pessoas falando outra língua.


 


Táxi


Evite os horários de pico e distâncias muito longas. Conheça bem o seu percurso. Pergunte antes quanto deve custar a corrida. Procure andar até a direção desejada ou até a rua que você deseja ir para evitar que motoristas espertinhos saiam da rota.


 


Translados


Se você tem muita bagagem, terá de alugar uma van ou limosine para transportá-lo. Caso contrário, sempre vai haver uma rota de ônibus ou linha de trem ao aeroporto, evite taxi. Procure ground transportation ou shuttle.


 


Passe ilimitado


Fique atento aos preços de condução. Sempre comprar passes em quantidade sairá mais barato, existem passaportes para uso ilimitado em um dia, uma semana ou mensal. Para se ter uma idéia, o metrô em Los Angeles custa US$1,25 por viagem e US$ 3, para o dia inteiro, com uso ilimitado. Em algumas cidades como Washington você paga por percurso, quanto maior a distância, mais caro. Geralmente, o passe do metrô pode também ser utilizado nas linhas de ônibus, mais uma vantagem para se adquirir um passe ilimitado.


 


Hotel


Prefira os indicados por amigos, desconfie quando dois hotéis da mesma rede oferecem preços diferentes. Procure ficar sempre próximo das áreas que deseja visitar. Não conte muito com o café da manhã, normalmente eles oferecem suco, café, torrada e cereais matinais. Cuidado com as ligações telefônicas e não se assuste de o recepcionista for um pouco estressado. Aliás, são poucos os locais onde o turista é tratado com paciência e cordialidade, quando isso acontece, é porquê você realmente pagou por isso. Logo, saiba que hotéis comerciais não são para turismo, mas eles oferecem ótimas tarifas.


 


Gorjetas


 


Você economiza tudo isso para pagar as gorjetas. Em restaurantes com garçons, carregadores de malas, motoristas, comissiona-se com 20% da conta mas pode-se dar 1 dólar por mala ou drink, de 3 a 5 dólares para o motorista (obviamente não para motoristas de linhas de ônibus). O que não pode é deixar moedinhas ou sair sem dar TIPS. Outro ponto de atenção é a maneira que eles tratam os serventes. Em restaurantes mais sofisticados, deve-se deixar uma gorjeta de qualidade, geralmente as garçonetes têm diploma universitário e não se surpreenda se ela falar com você em espanhol. Aliás, eles ainda não sabem que nós falamos português.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS