Entrevista: Fotógrafo Hans Neleman

Redação Lado A 24 de Abril, 2006 16h58m

COMPARTILHAR


 


Por que você escolheu Curitiba para ser cenário das suas últimas fotos?


Eu descobri Curitiba por meio do Fernando Perdomo um produtor e fotógrafo do Uruguai que tem patentes na cidade que possuem contato com Universidades e corridas de carros. Nós já havíamos trabalhado juntos para empresas de banco de imagens. Eu trabalho de forma independente para a Getty e a Corbis, que são as duas maiores empresas do mundo nesse segmento.


 


Foi a sua primeira vez em Curitiba e no Brasil?


Há alguns anos eu vim fotografar no Brasil o estilo de vida, a floresta, helicópteros e cenas na praia. Ainda não havia trabalhado em Curitiba.


 


E como é trabalhar aqui?


É um ritmo e velocidade diferentes. Mais relaxado. É mais difícil conseguir motivar todo mundo o tempo todo. Nós trabalhamos aqui por duas semanas, é importante fazer o máximo possível, quero dizer, trabalhar todos os dias e noites, algumas vezes sem descanso. Mas as pessoas são bonitas e amigáveis. Até o tempo (clima) foi ótimo.


 


Qual o seu tema de trabalho predileto?


Eu gosto de fazer o meu melhor. Já fotografei alguns livros; Um foi sobre tatuagens de rosto das tribos Maoris da Nova Zelândia chamado “Moko Maori Tatto” e outro, a pouco, sobre as prostitutas na Guatemala chamado “Night Chicas”. Agora estou dando continuidade a um projeto pessoal chamado “Body Transformed”. Eu gosto de fotografar pessoas, moda e anúncios também.


 


Qual trabalho seu você considera o melhor?


Agora eu estou trabalhando com a Nike e estou muito satisfeito com o resultado. A Nike é um grande cliente e isso exige muito da criatividade.


 


Qual o seu próximo projeto?


A próxima viagem será para a Europa, para realizar fotos para o banco de imagens. Eu estou fotografando na Holanda um projeto sobre conceito de viajar e linhas aéreas e na Bélgica um projeto dentro de um grande hospital. Depois, este ano o que eu mais gostaria seria  visitar a Índia, a Tailândia e talvez a África se der todo certo.


 


Quais são as suas referências artísticas?


Eu sou um grande fã do movimento Dada. Eu gosto de vários fotógrafos: Irving


Penn, Helmut Newton, Avedon, Joel Peter Witkin, entre outros.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS