Junho e Julho são os meses mais Gays de Curitiba

Redação Lado A 14 de Junho, 2006 19h32m

COMPARTILHAR


Pois é, no mês de junho estréia nos cinemas, a “versão” lésbica de “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Meu Amor de Verão”. A película é dirigida por Pawel Pawlikowski, naturalizado inglês, e de origem polonesa. A trama , rodada em 2004, narra com bom humor o florescer de um relacionamento entre Mona (Nathalie Press) e Tamsin (Emily Blunt). As duas separadas por classe social se encontram quando Mona, de classe operária, vai passear em uma área rural inglesa onde conhece Tamsin, uma aristocrata. Depois de uma breve amizade descobrem que estão envolvidas em um grande amor. As garotas usam o sexo como forma de fugir do aborrecimento. A cena em que uma imita a voz da menina do “Exorcista” é imperdível. Eu até diria os cinemas que o filme está em cartaz se eu soubesse, mas, como eu ainda não encontrei e não tenho certeza de que ele entrará nas salas curitibanas, torço para que chegue pelo menos às locadoras.


Por outro lado, os palcos paranaenses sustentarão a peça teatral “Dois de Paus”, com os atores Arthur Tadeu Curado, Sérgio Sartório e dirigido por Rachel Mendes. A peça foi selecionada pelo SESC, no projeto Palco Giratória Brasil, e como prêmio ganhou uma turnê por várias cidades do país. Abordando a história do publicitário, Júlio, e do fisioterapeuta, Alex, a idéia é mostrar a vida de um casal gay que tem conflitos comuns como qualquer outro casal. Tirando a imagem estereotipada e mostrando, com naturalidade, o relacionamento gay. Segundo Curado, a intenção é fazer uma trama “com personagens mais próximos do cotidiano e vivendo questões atuais e assim criar uma maior identificação do público em geral, proporcionar um debate mais franco e mais relevante dos temas no mundo atual”. No Paraná, a peça será apresentada em Curitiba (dia 17), Ponta Grossa (dia 21), Guarapuava (dia 25), Campo Mourão (dia 27) e em Umuarama (dia 29), todas nos respectivos SESC.


E no dia 2 de julho, como todos já devem saber, será celebrada a Parada da Diversidade em Curitiba. Com concentração na Praça do Homem Nu, rumo à Boca Maldita. A expectativa é que a parada gay desse ano supere, principalmente, em números a de 2005. Nesse dia a comunidade glbts terá chance de mostrar seu peso na sociedade. Além de uma grande festa, recheada de alegria, esse evento carrega uma enorme carga social. O acontecimento só é realizado uma vez ao ano, no entanto, não é só nessa data que se deve lembrar de lutar pelos direitos. Ainda há muito que conquistar.


Por isso eu digo, os meses de junho e julho são os meses mais gays de Curitiba. Porque, a cidade estará com um clima ainda mais colorido. Mas, enquanto o filme não sai, a peça não estréia e o dia da parada não chega, vamos torcer pelo Brasil ser hexa. Arriba!


Para críticas, comentário ou sugestões:
fernandoctba@hotmail.com

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS