Personagem gay na Record

Redação Lado A 27 de Junho, 2006 01h53m

COMPARTILHAR


Em novela da rede Record personagem Julieta quer “curar” Nilo, personagem gay.


A novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela rede Record, traz em sua trama um personagem gay, Nilo. O jovem rapaz confuso com seus sentimentos se negava a casar-se com Julieta, garota que está apaixonada por ele. Porém, quando Nilo confessa à moça sua atração por homens, ela prontamente propõe casar-se com ele porque ela estaria “disposta a ajudá-lo e curá-lo desse sofrimento”. O episódio, segundo divulgações, será exibido na noite do dia 6 do próximo mês.


Não é novidade, para ninguém, que muitas pessoas acreditem que o homossexualismo seja uma doença e que pode ser curada, ou não. Fato é que, existem igrejas assegurando serem capazes de reverter essa situação. Nessa semana, eu vi um site religioso que tem passos de como “libertar-se do homossexualismo”, mas com todo o respeito à religião, isso prova que parte da sociedade ainda é leiga nesses assuntos. Ser homossexual não é estar doente. Hoje a ciência garante que a homossexualidade é natural. A busca pela “cura” é apenas ignorância das pessoas.


Saindo da Record e indo para a Globo. A roteirista do seriado “Carga Pesada”, Carla Pesadas, relevou que ainda nessa temporada a emissora exibirá um episodio com temática gay. A idéia é tratar do preconceito de uma maneira humorada, mas também, com uma mensagem séria e positiva. Na história, tudo começa quando os dois se hospedam, sem querem, em um hotel destinado ao público GLS. Segundo Carla, não houve restrições da emissora quanto ao tema, e os atores encararam tudo numa boa.


Sinceramente, eu acho legal a mídia estar dando tanto espaço a esse tema. Neste sábado, dia 24, o programa do “Jucelito”, exibido pela CNT, mostrou uma matéria feita na parada gay de São Paulo. No palco, também havia dois militantes do Grupo Dignidade de Curitiba que comentaram sobre as imagens. Os dois não gostaram, nem eu, do que foi mostrado – cenas as quais vulgarizaram, e muito, o movimento. Não houve interesse do programa em expor o evento de forma social e sim de forma sensacionalista para ter audiência. Porém, infelizmente “beijo a três” (ou a seis como nas filmagens) acontece, mas, esse tipo de comportamento vulgarizado também ocorre no carnaval e ninguém apela à televisão como se fosse o fim do mundo. Definitivamente, o comportamento de alguns com a conivência de outros acaba por banalizar todo o trabalho sério por trás das paradas. Que é uma pena.


Já no cenário político, o transformista Léo Áquilla é pré-candidato a deputado estadual, pelo PSC, nas próximas eleições. Ganhando, espero que defenda realmente os direito e interesses dos gays. O que acredito que fará.


Mudando um pouco de assunto, esses dias uma amigo da faculdade comentou sobre uma série com temática gay, Queer As Folk. Para falar a verdade, nunca tinha ouvido falar, mas estou doido procurando por DVDs para comprar ou alguma locadora para loca-los. Já tinha ouvido falar, e assistindo alguns episódios de Will & Garce, outra serie envolvendo gays. Bom se no Brasil também houvesse esse investimento nesse tipo de séries, seria mais uma conquista. Por falar em conquista, só para lembrar, o dia da Parada da Diversidade em Curitiba está chegando, próximo dia 2. Então nos vemos lá.


Adiós


Para críticas ou sugestões:
fernandoctba@hotmail.com

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS