Serviço Social?

Redação Lado A 06 de Julho, 2006 02h22m

COMPARTILHAR


Até que ponto a exposição de gays na mídia e no cotidiano da sociedade se caracteriza em serviço social? Todo mundo já percebeu que o mercado GLS está em constante ascensão. Algumas empresas, ao perceberem a falta de opções para o público homo, estão investindo mais nesse segmento. Um bom exemplo é o primeiro Centro de Atenção ao Turista GLS do mundo, que será inaugurado em São Paulo. Essa iniciativa partiu da Associação Brasileira de Turismo GLS em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para o lançamento da obra, houve até um show da cantora Laura Finocchiaro no local.


Isso sem contar com as peças de teatro com temática gay, abordagem do tema em programas de televisão, filmes que ganham destaque, são reconhecidos no cenário mundial e que se convertem em verdadeiros sucessos de bilheterias. Mais do que nunca, o mundo dos homossexuais está sendo exposto a todos. E o verdadeiro motivo disso não é, apenas, um compromisso de apoio contra a homofobia, mas, sim porque o gay estava em grande carência e representa um mercado promissor. O benefício é de ambos. Por um lado as empresas lucram com o investimento e de quebra proporcionam mais empregos, por outro os gays têm mais respeito e um “espaço personalizado” no mercado consumidor.


Como no mundo capitalista o dinheiro fala mais alto, com a nova realidade mercadológica a sociedade receberá indiretamente uma grande carga de mensagens as quais não discriminam a sexualidade alheia. Analisando em longo prazo, com visão otimista, a publicidade implantará inconscientemente nas pessoas a mensagem de que a diversidade sexual não é coisa de outro mundo. Pois, conviverão com mais proximidade, naturalidade e menos sentimento de tabu com essa realidade.


As paradas da diversidade espalhadas por todo o mundo são outra forma de publicidade que ganha espaço nas mídias e chegam aos olhos, ouvidos e boca da população. A grande movimentação ganha reportagens em jornais e discussões em programas de variedades. Hoje para o mercado GLS existe desde sites, colunas, livros, revistas, programas de televisão, series e filmes até emissoras de televisão, como é o caso da GNT.


Contudo, cresce o espaço do mercado com mais variedade, atenção e respeito ao gênero. Porém, tudo está apenas começando a andar e a realidade não é tão colorida como todos gostariam que fosse.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS