Arquivo

Abercrombie & Fitch

Redação Lado A 30 de Agosto, 2006 15h30m

COMPARTILHAR


Fundada em Ohio, em 1892, e com apenas uma lojinha em Manhattan, transformou-se em uma rede de mais de 300 lojas, com outras para crianças e quatro marcas. A gigante grife de roupas americana faturou quase três bilhões de dólares no ano de 2005. Investiu muito do seu lucro em marketing. É famosa por suas campanhas de teor erótico, ambíguo, e também por doar dinheiro para universidades, programas sociais e apoiar campanhas pela diversidade. Tudo muito discreto, como as suas roupas. Mas o forte mesmo é a qualidade de suas peças. O corte não é tão moderno, mas o design impressiona e cativa.


A história é longa. Uma empresa que fazia e vendia artigos para expedições e acampamentos. Depois de brigas de sócios e algumas gerações, nos anos 70, a empresa foi à falência. Um texano a comprou, a vendeu, e um grande conglomerado de moda a comprou em 1988. Hoje, a empresa é uma marca sadia e bilionária.


Parte deste sucesso se deu ao público gay. A Marca caiu nas graças dos gays que adoraram o conceito e o corte menor das peças, semelhante ao modelismo europeu. E a paixão foi recíproca. A Abercrombie contrata muitos gays para as suas lojas e o atendimento é personalizado. Tudo da marca é melhor que na concorrência. O que rende muitas piadas quanto ao atendimento da loja. De gordos que são maltratados até vendedores que são, digamos, mais do que fashion.


As campanhas da grife são emblemáticas, repetindo o sucesso do estilo Calvin Klein para vender cuecas. A marca porém foi além. Lançou um concurso para eleger seus modelos e todos os anos os escolhidos, homens e mulheres, viram celebridades. Um ‘American Idol’ para modelos. As lojas exibem grandes painéis com rapazes de beleza avassaladora e dentro das lojas os vendedores e o conceito não deixam por menos. Além de campeonatos esportivos, concursos de design e muito mais. Mas a Abercrombie não levanta bandeiras. Deixa claro que seu negócio é vender roupas e o conceito de superioridade.


Embora o símbolo da marca seja um alce, isso não quer dizer nada aos americanos. Lá, o alce é sinônimo de masculinidade. Saiba mais: www.abercrombie.com


 


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS