Arquivo

Androgenia

Redação Lado A 11 de Agosto, 2006 17h00m

COMPARTILHAR


Androgenia seria o fato de você olhar uma pessoa e não saber identificar o seu sexo, é um misto de masculino e feminino, que nada tem haver com a sexualidade. Uma pessoa pode nascer com traços do outro sexo ou buscar ser andrógina. A ausência de pelos, o exótico, também são características andróginas.


Um Andrógino
Em entrevista para a edição 06 da Revista Lado A, que circula a partir deste final de semana, o vocalista da banda de rock Dance of Days, Nenê Altro, 33, contou que já foi vítima de preconceito por gostar de ter uma imagem andrógina. Segundo o roqueiro, seus shorts e maquiagem já causaram “choque cultural”, principalmente no interior.


A banda tem belas letras contra o preconceito, na mais famosa dela, “Se essas paredes falassem”, já publicada em 2003 nesta coluna, Nenê relata a dor de um ser discriminado. Segundo ele, sua música é para todos, e não direcionada a nenhum público. Este ano, assinaram contrato com a mesma gravadora do Sepultura.


O Mito
Em O Banquete, de Platão, Aristófanes relata o mito do Andrógino. Ele era utilizado como forma de explicar a origem da diversidade da sexualidade humana. “No início, havia três gêneros humanos, alguns que eram todo homem, todo mulher ou metade homem e mulher. Estes seres eram duplos e podiam ser compostos de dois homens, duas mulheres ou os andróginos: um homem e uma mulher unidos pelo ventre, sendo dotados de dois rostos numa mesma cabeça, voltados para as costas, assim como seus órgãos sexuais. Além de possuírem quatro braços e quatro pernas, movimentando-se sobre os oito membros, de forma circular.

Por terem desafiado os deuses, Zeus dividiu-os em dois, encarregando Apolo de fechar suas feridas. O deus, para que sempre se lembrassem do castigo, voltou seus rostos para o lado do corte, mantendo os órgãos reprodutores no lado das costas, a fim de que a raça fosse extinta, já que as metades separadas não poderiam copular ao se aproximarem. Zeus, porém, arrependeu-se e resolveu intervir. Passou os referidos órgãos para frente, para que fosse possível a continuidade da espécie.

Entretanto, permanecia no âmago dos seres divididos, a lembrança de sua forma primitiva, razão pela qual os nascidos dos homens duplos se amam entre si, como as mulheres nascidas das mulheres duplas também se amam umas às outras, as mulheres nascidas dos Andróginos amam os homens, e os homens nascidos desses mesmos Andróginos sentem amor pelas mulheres”. Ou seja, na mitologia grega, os heterossexuais são todos andróginos.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS