Arquivo

Imperdível: Zuzu Angel

Redação Lado A 11 de Agosto, 2006 16h58m

COMPARTILHAR


O filme narra a vida da estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) e o drama do desaparecimento de seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) durante a ditadura militar nos anos 70. Por anos a fio, Zuzu desafiou os militares não se calando sobre o desaparecimento de seu filho. Foi assassinada e sua morte só deixou de ser oficialmente um acidente automobilístico nos anos 90.


Brasil, 2006 – Drama – 103 min. Censura 14 anos


“Eu não tenho coragem, coragem tinha meu filho. Eu tenho legitimidade”


“Desacato é impedir o direito sagrado de uma mãe de enterrar o seu filho”


Zuzu Angel (1921-1976)
Nascida em Curvelo, Minas Gerais, Zuleika Angel Jones, estilista conhecida como Zuzu Angel, foi a primeira grande estilista brasileira. Radicada no Rio de Janeiro, criou com artigos naturais do Brasil a sua moda com pedras semipreciosas, conchas e artesanato. Alcançou sólida carreira internacional e ficou conhecida pela sua dor de ter o filho morto pela ditadura militar. Acabou tendo o mesmo fim. Prevendo a sua morte, avisou ao amigo Chico Buarque que caso morresse em condições estranhas, teria sido assassinada. Ele, escreveu a música Angélica, em homenagem à amiga. Hoje, trilha do filme. Também lançou nos EUA uma coleção com sangue, tanques e soldados. Sua última coleção internacional foi intitulada “One Zuzu, Always Zuzu”. Uma vez Zuzu, sempre Zuzu.


Considerada heroína, jamais desistiu de reaver o corpo do filho, andava sempre de preto. Stuart era também cidadão americano, já que seu pai era de lá. Zuzu chegou a falar com o todo poderoso secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger e entregou dossiês sobre o caso de seu filho e outros para a imprensa internacional e para a Onu.


Sobre o seu “acidente”, foi dito na época que ela teria dormido ao volante, o que foi desmentido por testemunhas nos anos 90. O túnel onde ela foi morta hoje tem o seu nome. Mais em: www.zuzuangel.com.br.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS