Arquivo

O novo barroco

Redação Lado A 19 de Agosto, 2006 03h56m

COMPARTILHAR



Ao número 61 da rua Columbia, em Londres, está o showroom da Jimmie Martin. Aberto há dois anos pelos designers suecos Jimmie Karlsson e Martin Nihlmar, a loja é um sucesso e só atende com hora marcada durante a semana. Para os simples mortais, o espaço fica aberto à visitação aos domingos. Lá, vende-se mobília, jóias e acessórios exclusivos em um estilo que mistura o clássico e o punk.


Karlsson e Nihlmar se conheceram na Suécia, em 1997 e imigraram para o Reino Unido. A relação amorosa não frutificou tanto quanto a profissional. Karlsson iniciou sua carreira de modelo e um dia, junto com Martin, concebeu uma cadeira para um amigo. A partir daí, foram várias as compras de peças perdidas em antiquários que são revestidas com folhas de ouro ou prata, e pintadas ou grafitadas, tudo feito artesanalmente. O que começou como brincadeira virou um negócio sério.


Por contrariarem algumas regras do design, a dupla já foi chamada de designers anarquistas. Mas isso não impediu que abocanhassem o prêmio Revelação do Design 2005 e uma indicação para o prêmio de Melhor Design de Móveis, do Design and Decoration Awards 2005, um dos mais importantes do Reino Unido.


A legião de fãs conquistados em pouco tempo e uma lista de clientes que inclui a personalidade Kelly Osbourne, profissionais da área em todo o mundo e uma lista sem fim de senhoras ricas londrinas comprovam o sucesso dos designers que restauram ou reproduzem móveis clássicos do período barroco e rococó e aplicam texturas, cores e images vibrantes. Uma interação entre o brega e o decadente com o urbano, pós-moderno.


A dupla foi destaque na edição de julho da publicação americana Genre, dedicada ao público gay. Nela, Jimmie, que acabou a frente da parte comercial dos negócios, alfineta: “Todos os gays acham que eles têm bom gosto, infelizmente nem todos têm. Mas nós achamos que temos bons olhos para colocar algo realmente divertido e interessante ao mesmo tempo”.


Mais informações em: http://www.jimmiemartin.co.uk/

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS