Questionário do ENEM aborda a homossexualidade

Redação Lado A 22 de Agosto, 2006 12h07m

COMPARTILHAR


Enem 2006
Os estudantes do ensino médio (ou que o tenham completado) que farão o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tiveram uma surpresa ao pegar o ‘Manual do Inscrito’ deste ano. Junto com o manual, assim como nos anos anteriores, um questionário sócio-econômico aborda diversas questões, e este ano, discretamente, aborda a sexualidade dos participantes. Com objetivo de traçar um perfil dos candidatos, o formulário (com 223 questões objetivas) deve ser preenchido e entregue no dia da prova, domingo, dia 27 de agosto.


Em relação à homossexualidade são 4 questões que abordam o assunto. A questão 145, por exemplo, pergunta se o candidato já sofreu discriminação “por ser (ou parecer) homossexual”. No bloco seguinte é indagado se o aluno já presenciou algum tipo de discriminação, entre as possíveis respostas, contra homossexuais. Abaixo, entre outras populações, é perguntado se o candidato se incomodaria em ter um parente, colega de escola, ou de trabalho, homossexual (165). Depois, o aluno deve indicar as suas duas maiores preocupações, entre diversos assuntos. A discriminação de homossexuais é um dos itens, junto com meio ambiente, aids e doenças sexualmente transmissíveis, desigualdade social, discriminações de diversos tipos, drogas, economia e serviços públicos.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS