E se o filho for homossexual?

Redação Lado A 17 de Agosto, 2006 13h05m

COMPARTILHAR


Encontrei um livro maravilhoso, ou melhor, ele me encontrou, que trata da criação de filhos meninos. Na página 124, do livro Criando Meninos da Editora Fundamento, o delicado tema que assusta pais e mães é abordado. De modo resumido, o texto retrata muito bem a realidade. A obra é de um terapeuta britânico, Steve Biddulph, e é best-seller em todo o mundo. Um livro sobre filhos que trabalha muito bem a ansiedade e a auto-estima dos pais. Abaixo, o referido capítulo:


“Mesmo antes do nascimento no nosso filho, já fizemos um mapa para a vida dele. E os sonhos são sempre conservadores: carreira, casamento e netos para sentar no colo! Descobrir que o filho adolescente é homossexual destrói várias dessas esperanças tão queridas., substituindo-as por imagens assustadoras. é natural sofrer e se preocupar.
 
Parte do problema são os estereótipos. Embora a parada anual tenha feito muito pelo orgulho gay, não acabou com as fantasias das mães e pais nem é a representação realista de um estilo de vida.
Na verdade as preocupações dos pais de um adolescente homossexual são as mesmas de qualquer pai e mãe. O que todos querem é ver os filhos felizes. Querem que o filho administre sua sexualidade com responsabilidade e respeito por si. E esperam que não se aventure em mundos que estejam além de seu alcance e entendimento.
 
Adolescentes homossexuais precisam de apoio. Sem dúvida, estão em situação de risco, risco de serem rejeitados por nós ou hostilizados pelo mundo. Hoje em dia, acredita-se que muitos suicídios de jovens se devem ao fato de descobrirem que são homossexuais. Eles precisam de pais que os ouçam, compreendam e pretejam de assédio ou perseguição.


De nada adianta ficar pensando “por quê” ou “onde foi que nós erramos?”. Cada vez há mais evidências de que alguns bebês trazem do útero uma estrutura hormonal que determina se cérebro é homo, bi ou heterossexual. Pelo menos um em cada vinte jovens é homo ou bissexual.


Às vezes, a dinâmica da família tem seu papel – certamente alguns homossexuais tiveram pais severos ou distantes, e procuram afeto de pai no amante. Mas isso não é suficiente para determinar a orientação sexual. Tentar dissuadir o jovem de sua opção sexual só o faz sentir-se mais rejeitado e mais desesperado.


A vida de um homossexual certamente tem seu lado feio, de solidão e rejeição. Mas se você dá apoio ao seu filho, é muito menos provável que ele se desespere ou sinta desprezo por si mesmo. Com apoio, ele se respeita e faz a opção pelo sexo seguro, por exemplo. Existem muitos homens e mulheres homossexuais felizes e bem-sucedidos. A vida é melhor para o adolescente gay quando adultos gays, por assumirem sua homossexualidade, ficam mais em evidência para esses adolescentes. Talvez um dia as escolas decidam ter em suas equipes não apenas heterossexuais para que os alunos vejam que gente normal, interessada e feliz pode ser homossexual.


Se essa é a opção de seu filho, é bom se desarmar e procurar aprender ao máximo. O mais difícil de ser pai de um homossexual é o isolamento; pois ele se sente diferente dos outros pais. A melhor coisa a fazer é conversar com outros na mesma situação. Um filho homossexual pode levar você a um mundo de gente interessante e maravilhosa! “


O livro tem 168 páginas e traz diversas situações e informações importantes.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS