Prefeitura de Taipé levanta a bandeira gay

Redação Lado A 10 de Setembro, 2006 00h46m

COMPARTILHAR



Como parte das comemorações do 7º Festival do Movimento Gay de Taipe, a prefeitura deve hastear no dia 17 a bandeira do arco-íris na sede da administração do município. O festival chamado de “Taipei amiga dos gays” terá fóruns de direitos humanos e eventos culturais. A prefeitura, através da Secretaria de direitos civis é a maior patrocinadora do evento. É a primeira vez que a prefeitura adere aos pedidos da comunidade para o evento. Também será celebrado um casamento gay durante o evento e pretende-se discutir pelo menos uma lei de parceria civil no país.

“Conservadores e grupos religiosos têm criticado o evento e nós damos boas vindas a opiniões diferentes. No próximo ano estaremos convidando estes para discutir os assuntos dos direitos dos gays” afirmou Yeh Jie-sheng, chefe do gabinete municipal.

“O reconhecimento dos direitos de gays e lésbicas pelas pessoas requer um esforço a longo prazo, passo-a-passo. Este festival irá estabelecer uma ponte e permitirá que a população entenda melhor a comunidade gay”, disse Wang Ping  da Associação de direitos sexuais e de gênero, uma das organizadoras do festival.

Segundo pesquisa da Associação dos Direitos Humanos de Gays e Lésbicas de Taiwan, em 2004, 36% dos gays do país haviam sofrido preconceito; A maioria dentro de casa e nos campus universitários. Faz 15 anos que a homossexualidade foi descriminalizada na ilha.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS