Depilação vs. Discrição

Redação Lado A 13 de Setembro, 2006 19h21m

COMPARTILHAR


Estive lendo esses dias uma reportagem que tratava da depilação masculina, dizia que o número de adeptos a essa prática cresce a cada ano no Brasil. É verdade que muitos depilados são heteros, tudo bem, mas eu acredito – opinião minha, apenas – que a maioria dos meninos que se depila, sejam gays ou bis, se preocupam com a aparência. Um grande problema é quando você é gay, não assumido. As pessoas desconfiam (familiares ou não) e você não quer dar pistas de sua sexualidade. Nesse caso, fazer a depilação é mais complicado pois, para muitos, só os gays se depilam.


E ainda tem os casos em que a família sabe que o rapaz é gay, mas o pressiona a não se depilar e a não fazer nada que possa dar indícios, às outras pessoas, sobre sua identidade sexual. É aí que entra o dilema: depilar ou não depilar? Eis a questão. Logo, mais um problema. Então como é que fica? O cara quer tirar os pêlos que o desagradam, mas convenções e pressões o impedem. É um transtorno. Fica aquela dúvida do que fazer, porque pensa: se não me depilar vou ficar incomodado, mas, se me depilar, vão me criticar.


Sinceramente, eu acho um absurdo e uma grande ignorância das pessoas que são contra depilação em homens. Os pêlos só existem para proteger a nossa pele do frio, mas o homem moderno não precisa mais dessa proteção e, hoje, usamos roupas. Às vezes, acho a depilação até uma questão de higiene. Não condeno quem curte pêlos, mas eu prefiro tudo aparadinho, acho até mais sexy. No entanto, é verdade que o preconceito corre solto pelas casas, ruas da cidade e do mundo. Um homem, por mais machão que seja, sempre que assume depilar uma parte do corpo, ouve alguma pérola.


Pensando bem, não é só a depilação que sofre esse tipo de discriminação. Apesar de atualmente a mídia difundir bastante o termo ‘metrossexual’ aos homens heteros vaidosos, a realidade é que eles também pagam um preço alto pela sua vaidade. Além do valor capitalista da questão, é claro. Antes de o cara ser ‘metrossexual’ ele é tachado como ‘viado’, até que o próprio prove o contrário. O real problema não é o fato de o homem usar cremes anti-rugas, se depilar, fazer bronzeamento artificial, se vestir bem e ser rotulado de gay. O problema é: o preconceito existente em ser gay, ou parecer.


É isso aí galera…
Beijos e até mais.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS