Utópico?

Redação Lado A 18 de Outubro, 2006 00h21m

COMPARTILHAR


Um professor corrigiu um texto meu, no qual eu falava sobre o trabalho.
Eu argumentava que está na constituição, que é questão de honra e que o homem (espécie) tem direito ao trabalho, para poder suprir sua família e tudo o mais quanto lhe der vontade e blá blá blá.

Após todas as correções orto-gramaticais (eu sei que vocês quatro, meus leitores, já perceberam que eu erro bastante), leio uma observação, “utópico, perderia nota em conteúdo”.

Utópico?
Utópico, adj Referente a Utopia;
Utopia, s. f. País fantástico, imaginado pelo escritor inglês Thomas Morus, e no qual tudo está organizado de forma irrepreensível; quimera; fantasia; devaneio; ilusão. (Do gr. Ou + topos.)

Utópico?
Você ter o direito de suprir todas as suas necessidades financeiras, através do seu esforço, é utópico? Então, desculpem-me, mas vivemos um regime de escravidão e esqueceram de me avisar.
Pare o mundo que eu quero descer!

Sabe o que é pior? Não é ele achar utópico. Eu entendo a razão da veracidade dos meus argumentos serem questionáveis, e é ai que está o problema. O pior é a sociedade permitir que meus argumentos sejam questionáveis.

Como eu já disse, está na lei! “Todo homem tem direito ao trabalho e à honra.”, não é utópico. É a realidade constitucional mundial.

A música “Imagine”, do John Lennon, seria utópica? O próprio titulo diz, “imagine…”. Mas tudo o que ele diz está na lei. A letra da música é a base com a qual foram criadas as sociedades. Como diriam os franceses, “Igualdade, Liberdade e Fraternidade!” (não necessariamente nesta mesma ordem).

“Todo homem é igual, perante a lei.”

“Todo homem é inocente, até que se prove o contrário.”

Essas duas afirmações constitucionais já bastariam para acabar com todo e qualquer preconceito. É tão estranho.

Tudo está na lei. O mundo deveria funcionar corretamente. Tem algo errado… muito errado… será que é comigo? Será minha culpa buscar a paz?

 “… aprendi que a desavença é porque sempre alguém pensa que ninguém mais têm razão…”

Músicas Indicadas: Imagine, John Lennon ou, para quem gosta de experimentar, ouça a versão feita por A Perfect Circle; Aprendiz de Feiticeiro, Cássia Eller.

Filmes Indicados: X-Men I (sobre preconceito);

Utopia (sobre o livro de Thomas More).

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS