Gays na tevê

Redação Lado A 01 de Novembro, 2006 16h55m

COMPARTILHAR


Olá pessoas. Já devem ter percebido que nos últimos meses é comum vermos homossexuais na televisão e no cinema. Antes, mais no cinema, por ser uma mídia mais elitista e de melhor aceitação à assuntos “novos” ou com menos aversão. Mas, agora, você liga a televisão de sua casa e pode contemplar tranquilamente personagens gays ou programas abordando assuntos envolvendo esse mundo tão colorido.


Essa semana eu cheguei da faculdade e liguei no canal 59, estava passando a série “Will & Grace”, quando acabou eu pensei “pow, série gay na televisão só poderia passar depois das dez (da noite) mesmo”. Em seguida, começou mais um episódio de “Sex and The City” e me caiu a ficha: “nossa, essa programação é gay. Primeiro Will & Grace e em seguida Sex And The City”. Fiquei bem contente, me senti uma criança ganhando um presente surpresa. Porque, apesar de assistir esses programas quase sempre, ainda não tinha percebido que essa parte da programação era, acredito eu, voltada aos telespectadores gays.


E se isso já não fosse o suficiente, hoje, dia 30, estréia no SBT uma faixa horária apenas com séries que fizeram grande sucesso nos Estados Unidos. Com o nome Ataque de Risos, a faixa estréia com a série “Casal Gay”. Nunca assisti, mas, imagino que seja divertida. Não me lembro de o SBT ter feito algo destinado ao público GLS, tão diretamente assim. Os episódios de “Casal Gay” vão ao ar todas as segundas-feiras, às 21h30min horas. A Rede Bandeirantes, também tem sua parcela gay na televisão brasileira, de segunda à sexta vai ao ar o programa de fofocas comandado pelo assumidíssimo Leão Lobo. A Rede Record marcou presença com homossexual em novela, assim como a Rede Globo que por sua vez tem personagens gays cada vez com mais freqüência. E também a MTv, claro, com muito mais liberdade, liberando o tão esperado ‘beijo gay’ na telinha.


E no canal pago, Multishow, estreou ontem, domingo dia 29, uma atração para esse novo segmento de mercado. Sim, segmento de mercado, as emissoras não estão fazendo tudo isso só por bondade. Enfim, “Out & About”, trata-se de um programa no qual quatro jovens bonitos viajam pelo mundo dando dicas de destinos e entrevistando algumas pessoas. A idéia do programa, segundo Thomas McKay, produtor brasileiro da atração, é desfazer a imagem estereotipada dos homossexuais perante a sociedade. “Não é um programa panfletário, mas exige um posicionamento a respeitos de nossos direitos”. “Out & About”, vai ao ar todos os domingos às 23h15.


Mas o Brasil ainda está engatinhando em relação à Itália. Lá, existe a primeira emissora gay via satélite, a Gay.tv, ou seja, televisão aberta, sem ser paga. Dirigida pelo belo ex-modelo Francesco Itália. O jovem de 31 anos, apaixonado pelo Brasil, é o responsável por uma das redes de televisão mais promissoras do país. Francesco faz questão de salientar que o canal não transmite nada de erótico ou pornográfico. “Sinto muito que quando se fala em TV gay todos associem imediatamente a idéia a imagens eróticas. Este é um exemplo perfeito dos efeitos colaterais causados pelo Vaticano” (quem leu meu artigo anterior terá uma idéia do motivo pelo qual Francesco se refere ao Vaticano nessa frase). E uma grande surpresa para todos foi saber que uma pesquisa revelou que 42% dos telespectadores não são gays, e sim simpatizantes. Francesco Itália é companheiro de Stefano Gabbana (da grife Dolce & Gabbana), mas o rapaz não gosta muito de falar sobre sua vida amorosa, o pouco que se sabe é que se conheceram há dois anos em Milão e que é bastante ciumento.


Mas então, será que podemos ter esperança de, em breve, o Brasil também ter uma emissora aberta destinada aos gays? Não sei, espero que sim.

Abraços

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS