Direito de ser ateu

Redação Lado A 20 de Dezembro, 2006 17h14m

COMPARTILHAR


Não falo de mim, mas das pessoas que não acreditam em um deus. Pessoalmente, tenho meus períodos de revolta com Ele e outras vezes em que duvido de sua existência, mas quase sempre eu chego à conclusão que Deus existe, mas que já foi seqüestrado e vendido como escravo de algumas religiões. Desculpa a sinceridade.

O assunto veio à tona esta semana quando eu fui a uma formatura onde todo mundo passava calor e eu estava quase desmaiando de tanto pingar. Havia um mundo de gente para receber o canudo e iniciaram tudo com os agradecimentos. E duas meninas agradeceram… a Deus… em nome dos 2 mil formandos… somente a Deus, por tudo.

Fiquei perplexo, esperava agradecimentos aos pais, aos professores, e as meninas agradeceram Deus por terem chegado até ali. Isso pode ser retrato de um país com um sistema público de ensino malvado, quase imprestável, somente Deus para os fazer agüentar até ali. Mas não, parecia um culto.

Na hora, pensei nos crucifixos nas repartições públicas brasileiras, na mensagem “in god we trust” (Confiamos em Deus) na nota de dólar, nas vezes que dizemos “meu deus”por qualquer coisa… Deus é a saída para todos os problemas, um purgante espiritual. E onde ficam aqueles que não tiveram a sorte de terem saúde, uma vida feliz, não têm o que agradecer? Foram condenados por Ele? Não… estes podem cair na misericórdia divina e ascenderão aos céus, devem se converter, se redimir de seus pecados e viver o exemplo de Cristo. Se não pecaram, bem, os pecados eram então dos pais…

Onipresente, onipotente, multi-ação, “só Deus salva”. Tira manchas. Deus é fiel! Lembre-se, ele é tudo que não somos, embora sejamos um pouco dele. Sua imagem e semelhança.

Bem, Deus existe. Não tenho como provar mas existe. Os ateus também existem. Eles também não tem como provar a não existência divina mas eles existem. Acho que o mundo precisa aprender a respeitar as diferenças.

O ateu, coitado, vive 24h sendo obrigado a conviver com o fato de ser minoria, de ser discriminado, apenas porque não aderiu ao pensamento de que Deus existe. O mesmo vale para os judeus em tempos de Natal, aos budistas na Páscoa… são eventos religiosos que institucionalizamos e colocamos como feriados nacionais. Temos leis que dão privilégios e até tiram responsabilidades de crimes cometidos por convicção religiosa.

E as outras religiões não cristãs? A Deusa, os Deuses, Alá, Buda… sou totalmente a favor de um estado laico, sem ligações religiosas. Já que não conseguimos, ao menos deveríamos democratizar as religiões e legitimar o direito das pessoas em não acreditam também. Hoje, várias religiões falam mal uma das da outras, chegando a condená-las. Principalmente a religião afro-brasileira, a mais nativa entre todas. Assim, garantiríamos o nosso território livre de conflitos religiosos, como dizem que é hoje. Eu discordo que seja. Somos um país católico, burguês e insano nesse assunto. Pois alguns chegam a dizer que Deus é brasileiro… enquanto o ateu é visto com desconfiança.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS