Homens são de Marte, mulheres são de Vênus

Redação Lado A 14 de Março, 2007 21h32m

COMPARTILHAR


Acho que já citei o livro “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus”, do psicólogo americano John Gray, da Editora Rocco. Vou usar o livro como fonte das dicas para esta semana. Esse best-seller ensina as diferenças padrões entre os dois sexos e como contornar as adversidades na vida a dois. Algumas dicas do livro:


 


Diferenças – (note: nem tudo é possível se resolver com conversa)


 


Elas pensam em voz alta e necessitam falar exaustivamente sobre seus problemas, para então, encontrar soluções.
Eles “ruminam” a situação para que, silenciosamente, possam encontrar a solução e passar para o problema seguinte.
Elas não querem a solução imediata, mas sim compartilhar sua angústia.
Eles têm necessidade de reclusão, e realmente acham que as mulheres falam demais.
Mulheres felizes em seus relacionamentos respeitam a individualidade dos parceiros, sem se sentirem menosprezadas quando eles precisam de um tempo só para si.
Homens experientes sabem que as mulheres precisam falar, discutir o tema, questionar, compartilhar seu drama pessoal.


 


 


Dicas para os homens:
Lembre-se de que as mulheres usam as palavras para expressar seus sentimentos, por isso, seja positivo nas respostas e não invalide os sentimentos dela, não diga que ela está exagerando ou sendo dramática.
Não interprete o que ela diz ao pé da letra. Se ela disser “nós estamos sempre com pressa”, a palavra “sempre” é apenas um meio exagerado que ela encontrou para expressar sua frustração por vocês não saírem desde a semana passada.
Metáforas, exageros e generalizações fazem parte do estilo feminino de conversar, principalmente de se queixar. Por exemplo: “você não me ouve”, geralmente quer dizer “você não me entende”.
Entre as mulheres, dividir angústia é prova de companheirismo. Por isso mesmo, o silêncio dos homens é encarado como rejeição. Elas esmiúçam suas questões não só para que possam compreender a si mesmas, mas também para que seus parceiros entendam tim-tim por tim-tim o que se passa com elas.
Quanto mais ela fala sobre o que a angustia, mais se sentirá bem.
Ela não está culpando você pela sua depressão ou cansaço. Tudo o que ela quer é se sentir acalentada, ou seja, ouvida.



Dicas para as mulheres:
Entenda que o silêncio dele não é rejeição, nem significa que ele esteja armando o divórcio. Quando um homem está aborrecido ou estressado, ele automaticamente pára de falar e se isola para que possa refletir e encontrar uma saída.
Lembre-se de que ele não é sua melhor amiga: ele é um homem e, como tal, não necessita de uma enxurrada de perguntas. Não queira ser a sua terapeuta.
Muitas vezes, a preocupação feminina é vista como cerceamento ou correção. Homens detestam prolongar conversas sobre problemas.
Dizer-lhe o que deve fazer faz com que ele se sinta inferiorizado.
Diante de queixas ou depressões da parceira, o homem tende a se sentir responsabilizado.
Que tal dedicar-se a uma atividade que lhe dê prazer, em vez de imaginar a separação de vocês e sofrer por antecipação?

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS