Arquivo

Vereadores aprovam ‘Dia contra a homofobia’ em Curitiba

Redação Lado A 21 de Março, 2007 08h06m

COMPARTILHAR


Aprovado nesta terça-feira, 06/03, na Câmara de Vereadores de Curitiba, o Dia Municipal Contra a Homofobia, uma proposta da vereadora Julieta Reis, PSB (foto). Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito Beto Richa, e criará a data comemorativa do ‘Dia Municipal contra a Homofobia’ todo dia de 17 de maio.


“A data trará discussões e reflexões quanto ao preconceito e a discriminação existente, podendo levar a mudanças comportamentais necessárias para a promoção da cidadania. Temos que respeitar as diferenças e ser contra qualquer tipo de discriminação. O projeto apresentado é pela convivência, contra a violência”, argumentou a vereadora em seu projeto.

Segundo a vereadora, em conversa com este colunista, a data criará uma abertura maior para a discussão da violência e preconceito. “É preciso acabar com a violência em todos os níveis”, disse a vereadora Julieta. Ela acredita que o projeto foi aprovado quase que com unanimidade por defender um ponto cristão, que é conviver com a diversidade.

A medida foi aprovada somente com um voto contrário, do vereador José Roberto Sandoval (PSC), representante da Igreja Evangélica. O pedido para a criação da data foi do Grupo Dignidade e a data marca o dia em que a homossexualidade deixou de ser doença segundo a Organização Mundial da Saúde, com a sua exclusão do CID 10 (Código internacional de doenças). Depois de anos de discussão, o CID 10, décima revisão da lista, foi autorizada a ser publicada na 43ª. Assembléia Mundial de Saúde, em 17 de Maio de 1990.


“No dia 17 de maio do ano passado, quando realizamos uma audiência pública pelo Dia Mundial de Combate a Homofobia na Câmara , a Vereadora Julieta Reis atendendo uma solicitação nossa protocolou naquela data o Projeto de Lei. A vereadora sempre foi uma grande aliada e ter aprovado essa lei na semana da mulher é extremamente significativo”, comemora a presidente do Grupo Dignidade Simone Valencio. 


Curitiba é segunda cidade brasileira a aprovar projeto semelhante a primeira foi a cidade gaúcha de Rio Grande. Vale lembrar que nem a cidade de Curitiba e nem o estado do Paraná possuem algum tipo de lei contra a discriminação de homossexuais.


Se assinado pelo prefeito Beto Richa, a data constará no calendário oficial de eventos da cidade. Ele tem 90 dias para se posicionar.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS