Arquivo

Glam Rock inspira coleções do inverno

Redação Lado A 13 de Abril, 2007 07h10m

COMPARTILHAR


O período áureo do rock mundial é tema de diversas coleções deste inverno. De Rolling Stones a Guns n’ Roses, reinou a atitude, o design refinado e um figurino todo especial. Essa fase entre as décadas de 60 e 90 compreende diversos estilos, é marcada principalmente pela década de 70, com extravagância de algumas bandas que se pintavam, usavam purpurinas, paetês e roupas chamativas.


Diversas marcas nesta coleção se basearam principalmente no design do Glam Rock, que tinha grande tradição nos anos 70, em Londres, e continua inspirando os roqueiros de hoje. Desenhos de contornos de guitarras, asas, armas, rosas, entre outros, são motivos das estampas desta estação. Frases poéticas sobre fama, fortuna, sexo, decadência também aparecem. Era a era pré-punk para os ingleses.


Por causa dessa inspiração retrô, o vintage continua em alta, as cores ficam mais escuras e permitem acessórios mais “estranhos” como chapéus, caps, peças de ouro, braceletes, pins e coturnos com saltões completam o visual.


Várias marcas fizeram leituras do rock. A coleção da Lee, por exemplo, adicionou ícones a camisas e trabalha cores mais claras. A marca Disritmia traz algumas estampas e muitas palavras escritas em fontes claramente da época Glam.


A Calvin Klein Jeans, por exemplo, se baseou nas linhas curvilíneas da Art Decô da famosa loja londrina Biba que vestiu muitos roqueiros, mesmo sendo, no início, uma loja ‘feminina’. Depois, a marca virou uma espécie de loja de departamento, tendo vários produtos e fechando em 1975, para o desespero dos fãs. O preto e o dourado são marcantes nessa criação. A marca Biba teve uma loja “imitação” em Ipanema, a Bibba, no Rio de Janeiro, nos anos 70, muito freqüentadas por gays. Por isso, no Brasil, chamamos gays de biba.


O Glam Rock vem sendo repetido nas últimas coleções de inverno. É prova de que falta criatividade, ou que o tema ainda não se esgotou.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS