Quase 70% já sofreram discriminação diz pesquisa

Redação Lado A 02 de Abril, 2007 11h07m

COMPARTILHAR



Segundo a pesquisa “Sexualidade, Cidadania e Homofobia”, realizada na 10a. Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, 67% teriam sofrido algum tipo de descriminação em razão da sua orientação sexual.  846 homossexuais responderam à pesquisa realizada no ano passado, realizada durante o evento. O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde e contou ainda com parceria com o instituto de pesquisa Criterium.


O estudo indica que as agressões verbais são a maioria (55%), agressões físicas, chantagens, extorsão e agressão sexual seguem a lista das modalidades mais comuns de violência praticada contra homossexuais, 15%, 11% e 6%.


Os vizinhos são responsáveis por maior parte da discriminação de homossexuais com 32%. O ambiente escolar e o familiar vêm em seguida, com 29% e 26%, respectivamente. O ambiente religioso, 26%, discriminação em ambiente comercial, 25%, e no trabalho vêm em seguida, 21%.


A pesquisa apontou ainda que a maioria das agressões não foi relatada aos órgãos competentes ou dado queixa à policia, apenas 11% e que a maioria das agressões se deu em locais públicos, 60% e que em 48% dos casos parte de desconhecidos. A pesquisa conclui que a falta de uma legislação específica é um dos motivos principais para o país com o maior evento gay do mundo tenha números de violência tão expressivos.


A pesquisa está disponível no site da organização: www.paradasp.org.br


Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS