Preconceito pode causar suicídio

Redação Lado A 19 de Junho, 2007 23h18m

COMPARTILHAR



Aceite e ame seu filho antes que seja tarde!



No texto anterior, contei como soube da homossexualidade do meu filho, e o que senti. Neste, acho importante contar o que se passou em sua cabeça e o que passa na cabeça de muitos jovens na mesma situação.



Quando o jovem descobre-se “homossexual”, na maioria das vezes, ele também leva um choque; não se aceita, perde sua alta estima, fica envergonhado, sem rumo. E o que seria mais natural: falar com seus pais; se abrir; torna-se algo inimaginável. “Nem pensar, prefiro morrer” dizem eles, sempre prevendo reações péssimas, xingamento, castigo, reações preconceituosas e até fim de relacionamentos familiares devido à revelação. Tudo isso faz com que ele desista de ser honesto com sua própria família; e desesperado, frustrado e perdido, fica frágil, suscetível a todas as idéias e conselhos que surjam e que possam “aliviá-los” e, entre essas estão: as drogas, prostituição, e o suicídio.



Só de imaginar a remota possibilidade disto acontecer com seus filhos, os pais deveriam repensar, prevalecer o que pesa mais: o preconceito ou o amor ao filho.


Se nossos filhos já vão ter que enfrentar esse mundo tão cruel, preconceituoso, que não é sensível ao seu problema, nós faríamos parte disso ou eles deveriam sentir-se acolhidos, aceitos e amados por nós?



Toco neste assunto, pois já fazendo parte a algum tempo de um grupo de mães de homossexuais, já ouvi vários relatos de casos reais com finais tristes, que trazem conseqüências terríveis para toda a família, e isso é mais comum do que se pensa, acontece diariamente. Essa intolerância acaba com a vida de nossos filhos e com as nossas. Se sabemos o que nos fará bem, porque nos sentiremos melhor se seguirmos idéias preconceituosas?



O comportamento suicida é uma tragédia pessoal e familiar. No Brasil, Porto Alegre e Curitiba apresentam os maiores índices de suicídio na adolescência no geral. O suicídio é um sério problema de Saúde Pública. Temos que ficar atentos, pois nossas atitudes, escolhas, poderão ser sem voltas. Os adolescentes que tentam suicídio sentem-se sós e desesperados, e isso ocorre bastante, imagina com os homossexuais com suas experiências de humilhações e repressão.



Então, para que possamos evitar essa tragédia em nossas famílias, acredito que deveríamos acolher nossos filhos, parentes e amigos, através de uma atitude não julgadora ou preconceituosa, e com atitude de compreensão e amor.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS