Arquivo

Amor que parecia não existir mais

Redação Lado A 20 de Junho, 2007 06h19m

COMPARTILHAR


Eles se conheceram durante o verão, depois de 7 meses se conhecendo pela internet. Viram-se primeiramente no Orkut e foram sabendo mais um pouco um do outro, até que resolveram se encontrar, durante as férias de Flaviano. Paulo mora em Salvador, onde se conheceram em janeiro. A visita, que deveria ser de duas semanas, acabou durando um mês. Obrigados a se separarem fisicamente, agora namorados, juram amor eterno.


A história é real. Flaviano Quaresma tem 27 anos, mora no Recife, é jornalista e escreve sobre design, arquitetura e decoração numa revista em Pernambuco. Nas horas vagas, gosta de produzir poemas. Paulo Magalhães de Magalhães, Paulinho, tem 23 anos, mora em Salvador, Bahia, é publicitário, trabalha como professor, produtor de eventos e com criação de campanhas publicitárias. A cada feriado ou final de semana, um novo reencontro. O jovem casal acreditou no amor, apesar da distância. Um amor romântico, que não se vê mais com freqüência. Que algumas pessoas chegam a discriminar, hoje em dia, uma manifestação tão romântica. Mas se trata de amor de verdade.


Lindos, sarados, inteligentes e talentosos. Seria apenas mais um casal bem sucedido, mas o sentimento deles contagiou muita gente. Paulinho fez um vídeo para retribuir os poemas de seu amado. O vídeo, no site You Tube, virou febre entre os românticos. O programa Fantástico, que vai tratar sobre o tema Minorias Sociais no domingo de Páscoa, na série Novos Olhares, interessou-se pelo casal principalmente depois da publicação da declaração de amor. Antes mesmo do programa ir ao ar, uma enxurrada de mensagens de apoio aparece no perfil deles no Orkut e também no site do You Tube. O vídeo já tem quase 8 mil acessos e os recados não param de chegar.


Agora, juntos desde o primeiro encontro, planejam morar juntos. Nada de casamento religioso, pretendem formalizar uma união conforme os limites da legislação brasileira, por meio de um registro de união estável em cartório. Primeiro vão morar no Recife, para que Flaviano termine o seu mestrado, depois devem escolher um lugar para viverem. Enquanto fazíamos esta matéria, os dois estavam juntos no feriado de Páscoa, em Salvador, para assistirem ao Fantástico.


Assista ao vídeo que tornou o casal conhecido em todo o Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=kQUwipOVCgo


Abaixo, algumas perguntas da entrevista feita pelo MSN com o casal Paulo e Flaviano.


Lado A: O namoro de vocês está em que pé? Há planos de ficarem juntos, sob o mesmo teto?

Flaviano e Paulo: Sim, está no planejamento morarmos juntos, no Recife, enquanto o Flaviano não termina o seu mestrado, depois sairemos do Recife para outro lugar, sempre juntos.


Lado A : Provavelmente os dois já tiveram experiências ruins no campo amoroso, como afastam os fantasmas?


Flaviano e Paulo: Na verdade, todos temos e passamos por experiências que a princípio são ruins, mas depois observamos que nos fortalecem como pessoas. Não deixamos que os fantasmas cheguem perto de nós, temos isso muito definido. Somos adultos e percebemos que ser racional em muitas das situações faz com que as experiências ruins não abalem nosso relacionamento e muito menos que se transforme num fantasma entre nós.



Lado A: Em relação a toda essa exposição, ela é positiva? Como começou?

Flaviano e Paulo: A exposição chegou a um ponto que não imaginávamos. Até agora, a positividade da exposição tem sido muito mais expressiva. Acho que as pessoas têm recebido bem nossa atitude no vídeo, temos recebido mensagens a cada 3 minutos e o vídeo no You Tube já recebeu mais de 4.700 visitas no site. Isso, consideramos como positivo, principalmente porque estamos ajudando também a quebrar alguns tabus e preconceitos que existem na sociedade contemporânea. Mas, a repercussão maior, acreditamos, virá depois do Fantástico. Estamos com uma expectativa boa.


Lado A : Vocês representam esperança para muita gente. Não dá medo?

Flaviano e Paulo: Importante salientar que não somos militantes. Mas vivemos como qualquer um dentro da sociedade exercendo sua cidadania. Acho que medo mesmo é um sentimento muito forte. Sabemos que responsabilidade também começou a se transformar em algo importante para nós, principalmente quando existem pessoas que postam dizendo que estamos representando toda uma classe de gays existente no Brasil. Por um lado, acho que representar uma classe também é muito forte. Estamos representando a nós mesmos, como pessoas que não têm medo de ser o que somos e só. Mas também percebemos que essa nossa atitude tem sido fortalecedora para as pessoas que passam por situações de preconceito, inclusive, dentro de suas próprias casas. Também estamos considerando isso.


Lado A : Paulo, você é parente do ACM (Antonio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia)? (Risos)

Paulo:
Não, não sou (Risos).


Lado A : Morar juntos, casar por contrato de união estável, casar com festa, com benção de padre… qual casamento vocês pretendem?

Flaviano e Paulo: Acho que o casamento de “morar juntos” é o mais certo. Isso vai acontecer muito em breve. Contrato de união estável é algo a se pensar. Festa, podemos fazer até mesmo quando resolvermos morar juntos. Com bênção de padre, isso não passa por nossa cabeça.



Lado A : O que vocês diriam para as pessoas que desistiram do amor?


Flaviano e Paulo:
Achamos que cada caso é um caso. As pessoas desistem de amar por motivos diversos, mas sabemos que a maioria delas por desamores, frustrações. O amor está para todos. Como na música imortalizada por Renato Russo, “Porque esperar se podemos começar tudo de novo. Agora mesmo. A humanidade é desumana. Mas ainda temos chance. O sol nasce pra todos. Só não sabe quem não quer.”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS