Ser adolescente é difícil?

Na real, ser adolescente é difícil sim! Para  falar verdade, às vezes é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e, quando há, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia vir a ter. 
 
Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa:  “vocês têm tudo na mão, na minha época (frase clássica) era tudo diferente. A gente tinha que andar, dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem conta que nos deixavam ajoelhados no milho”.

Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior. Pegamos o bi-articulado que é um inferno. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima  da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor).  Ao chegar na sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas reguadas na mão, seria menos doloroso do que ficar escrevendo por mais de 5 horas seguidas. Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras...

Após  essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições de física, que temos de fazer! E lá se foi a fome. Né? Come-se  rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir . De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina chata e super estressante de sempre.

No final de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o pai mala: vamos ao mercado , lavar o carro... etc.... Pai dá sempre um jeito de acorda a gente no sábado de manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre.

Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir no cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento “loser” que você já estava.

Eis que chega a maravilhosa noite de sábado. Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai,  já que o índice de mortalidade por assassinato  na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades.

Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil” ; porque só nós, adolescentes, sabemos como a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.

Ser adolescente, hoje, não é mais sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse.

Ser adolescente é legal, até divertido mas como já havia dito.... Mas, de fato, falta tempo nos dias de hoje.

Categoria: 




Conteúdo relacionado