Arquivo

Heterofobia

Redação Lado A 25 de Julho, 2007 10h25m

COMPARTILHAR


Vou falar de um assunto que inicialmente pensava ser um problema particular. Mas descobri, há poucos dias, que não sou o único a sofrer dessa “síndrome”. Outras pessoas sofrem ou já passaram por isso. Se você se identificar, não se preocupe, é normal.

Bem, estou falando da “Heterofobia” – aversão aos heterossexuais. Por exemplo, no caso dos meninos que estão lendo esse artigo, quando você está sentado no shopping chupando um sorvete e percebe uma garota te olhando. Ou mesmo quando você está bobo vendo um cara lindo e de repente percebe a namorada ao seu lado pensando que é ela quem você está “secando”. Aos heterofóbicos qual seria a reação? Exato, ficaria nervoso…

Há pouco tempo nem havia me dado conta de que eu tinha essas reações. Nunca tinha parado para pensar o motivo pelo qual eu ficava tão desconfortável e, às vezes, até nervos, ao perceber que estava sendo observado por uma pessoa do sexo oposto. Quando descobri, passei a compreender um pouco mais quando um rapaz heterossexual fica inquieto quando vê um gay olhando para ele. Senti-me um tanto quanto preconceituoso e comecei a me controlar nessas situações. Não podemos alimentar qualquer tipo de preconceito.

Apenas no momento em que comentei isso com um amigo, fiquei sabendo que eu não era o único a sofrer dessa “fobia”. Ele me revelou sentir o mesmo – E até rimos um pouco – Por isso, decidi escrever sobre esse assunto. Afinal, quem sabe quantas pessoas podem compartilhar disso e agora poderão se policiar também.

Pois bem, por outro lado tem um fato que todo mundo aqui conhece. Não é novidade para ninguém que muitos heterossexuais dizem sentir nojo ao ver um casal de gays juntos, trocando beijos e carícias como qualquer outro casal de namorados. Se eles têm esse “direito”, por que nós não poderíamos ter o mesmo nojo ou aversão de vê-los juntos também? Não quero estimular, de forma alguma, a “heterofobia”. Mas, é algo para se pensar. Gozamos ou não de direitos iguais?

No entanto, brigar por esse direito iria contra as minhas convicções. Então, prefiro dizer que haja o respeito e a tolerância. O que está falta, principalmente do lado hétero.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS