Arquivo

10 anos sem Versace

Redação Lado A 04 de Setembro, 2007 16h51m

COMPARTILHAR


Em julho último, dezenas de celebridades e familiares lotaram a célebre casa de ópera La Scala, em Milão, para relembrar os 10 anos da morte de uma das figuras mais geniais e emblemáticas da moda: o estilista italiano Gianni Versace. O homem que montou um império e revolucionou a mundial, que deu um novo status para o segmento de luxo, que eternizou o dourado e a pop art na alta costura, além de revolucionar o mercado publicitário do setor, com imagens de forte apelo sexual. O espetáculo de dança “Grazie, Gianni, con amore” (Obrigado, Gianni, com amor) foi uma homenagem da irmã do artista, Donatella Versace, e do amigo Maurice Béjart para quem o artista criou figurinos para mais de 12 montagens.

Nascido na Calábria, em 2 de dezembro de 1946, Gianni, como é conhecido pelos amigos, começou desenhando para sua mãe costurar e depois trabalhou para grandes marcas até que em 1978 fundou a sua própria grife com seu irmão Santo e lançou sua primeira coleção masculina, em Milão. Com referências abertas à cultura greco-romana e à ostentação, tornou-se um dos ícones dos anos 80 e 90, tendo as suas vestimentas entre as preferidas das estrelas do cinema e do rock. Suas estampas e cortes introduziram na moda um novo conceito de design e os novos materiais que o estilista lançou no mercado deram o status de moderno à sua marca.


Aos poucos, a Versace foi abrindo novos mercados como móveis, louças, cerâmicas, tecidos, perfumes, jóias e outros artigos de luxo, chegando a desenhar interiores de aviões e carros esportivos. A grife possui desde 2003 um resort cinco estrelas na Austrália, chamado de Pallazo Versace.


Sempre assumindo a sua homossexualidade, Gianni quebrou barreiras e preconceitos, estabelecendo-se em Miami Beach nos anos 90, aquecendo a cena gay local. Sempre muito simples, ele costumava andar pelas redondezas e afirmava que a fama era “algo que as pessoas perseguiam a vida toda para depois se esconderem atrás de óculos escuros”, uma de suas frases mais famosas.


Em 15 de julho de 1997, o estilista foi assassinado em frente a sua mansão em South Beach, Miami, por um gigolô que cometeu suicídio após ser cercado pela polícia. Sua irmã Donatella assumiu a maison após a morte do irmão e conseguiu superar uma grande crise que ameaçava os mais de 700 milhões deixados por Gianni em imóveis, obras de arte e patentes. Metade dos bens, Versace deixou para sua sobrinha Allegra, hoje com 20 anos, que assiste a mãe Donatella nas criações da marca.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS