Arquivo

10 tópicos para organizar uma festa perfeita

Redação Lado A 19 de Setembro, 2007 00h57m

COMPARTILHAR


Convite
Quando fizer o flyer ou convite, teste antes, veja se contém todas as informações importantes. Tente fazer alguma coisa inédita e nada de pegar foto da internet. Produza um material de qualidade e saiba pra quem vai distribuir. Convite ou lista vip é para pessoas que melhoram a festa e não deve ser concedido à revelia, o mesmo vale para as pulseiras. Não invente nome para uma festa que não tem nada de novo ou que não reflita o nome.


Line-up
As pessoas vão às festas por causa do som e do ambiente; Saiba escolher os DJs, sem variar muito os estilos; Deixe a atração principal para as 2h, 3h, e saiba sentir a pista e fazer mudanças, se necessário. Pague bem os DJs, dá para sentir na cara deles quanto eles estão tocando insatisfeitos.


Décor e ambiente
Abuse, crie, crie um clima. Nada pior que festa sem clima. A iluminação é super importante, não devendo estar claro demais, nem escuro demais. Globos, spots coloridos, vírus infláveis, luz negra e fumaça devem ser usados moderadamente lembram muito os anos 80-90. Leads e movings são o que há, bem como telas de plasma e painéis, mas cuidado para não deixar a pista muito clara. Um tapete vermelho na entrada faz toda a diferença, pense nos detalhes.


Infra-estrutura
Banheiros não podem ser poucos, é melhor sobrar do que faltar. E claro, manter sempre limpa a casa. Alguém deve ir recolhendo durante a noite as embalagens, por limpeza e segurança também. A casa deve te rum bom sistema de refrigeração pois muita gente é sinônimo de calor, mesmo no inverno. Exaustores são essenciais para fazer o ar circular. Extintores e saídas de emergência são exigências legais e podem fazer a diferença, mas nada adiantam se não estiverem sinalizados. Cartões de crédito devem ser aceitos. Festas sem eles é festa ruim.


Filas
Nada pior que enfrentar filas. Organize a chegada, facilitando o acesso a casa. Bares, tenha sempre mais de um bar com vários atendentes, bar na pista é imprescindível. Na saída, prepare um caixa para receber só dinheiro e diminua a quantidade de pessoas esperando. Não passe VIPs na frente dos outros na fila. Se for o caso, discretamente receba e acerte a conta deles em outro local.


Bar
Não pode em hipótese alguma faltar bebida, servir bebida quente, ou então ter bartenders mal educados. Se for servir por ficha individuais, pegar a ficha na hora de servir a bebida, se for marcar em uma ficha de consumo, marcar quando servir, para evitar erros na hora de marcar ou deixar algum cliente perdido. Facas e garrafas devem ficar longe do alcance do público e servir em copos de plástico, jamais! Tente oferecer ao menos os de acrílico.


Ética
Prometeu tem que cumprir. Como as pessoas chegam em horários diferentes, se tiver uma atração que não durará a noite toda, ela deve começar depois que quase todos estiverem presentes. Lá pelas 3h da manhã. E não prometa o que não pode cumprir. Caso aconteça, peça desculpas e dê uma boa razão pela falha.


Bafão e segurança
Brigou, tem que mandar para casa os dois e se for feio, ameaçar ou chamar a polícia. Se um agrediu o outro que não revidou, o agressor saí, o agredido merece atenção. Se foi apenas uma discussão, sem agressão física, deve-se conversar com as pessoas, pedir para ambos pedirem desculpas, igual criança, e, se alguém estiver alterado, colocar para fora. Se a política da casa é anti-drogas, avise na portaria. Separar um banheiro ou dois para quem quiser se atracar nos reservados. É imprescindível se fazer vistoria em bolsas, usar aparelho detector de metal e fazer revista. Muita gente pode não gostar mas é para a segurança de todos.


Marketing
Website é imprescindível: tem que ter. Bem como a cobertura da imprensa e página no Orkut. Tente investir a verba em uma empresa que faça algum retorno para a sociedade, desde os seus fornecedores, até empresas contratadas. Separe o lixo, faça festas beneficentes, tenha acesso para deficientes, pague seus impostos em dia. Uma casa correta é o mínimo que se espera de um estabelecimento comercial. Dê um retorno para seus clientes e se ajuste às reclamações e opiniões deles. E jamais deixe a ganância subir a sua cabeça. Aumento de preço deve ser justificado, tanto no ingresso quanto na tabela de bebidas.


Atrações especiais
Muito cuidado ao trazer atrações de fora ou contratar hostess, drags, gogos, malabaristas e artistas em geral. Primeiro, avalie se a pessoa tem o nível da casa, teste antes o trabalho dela. Hostess desconhecida, mal humorada ou burra não adianta para nada, Drag não é vaso para ficar no canto enfeitando, gogo fora de forma, feio, que não sabe dançar ou com saúde duvidosa não anima a festa; performance que não abafa é mico. Veja se a pessoa acrescenta algo ao brilho da noite, se não, dispense. Ter por ter não é uma opção. Fator surpresa: nada melhor que uma atração que aparece do nada (sem parar a música pelo amor de Deus) e entra, arrasa e sai. Não precisa divulgar, mas surpreenda positivamente os seus convidados e jamais, jamais acenda as luzes ou pare a música da pista.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS