Arquivo

Newsweek: Porque a batalha pelos direitos gays está ganhando terreno pelo mundo

Redação Lado A 18 de Setembro, 2007 13h36m

COMPARTILHAR


A edição desta semana da revista mais lida do grupo norte-americano NBC, a Newsweek, distribuída em todo o mundo, em diversas línguas, traz na capa dois homens de mãos dadas e afirma que os homossexuais estão ganhando a batalha contra a homofobia pelo mundo. Na capa, lê-se “Vencendo a Guerra – porque a batalha pelos direitos gays está ganhando terreno pelo mundo”.


A matéria intitulada “legal em locais não convencionais”, na página 38 da edição sul-americana da Newsweek, conta como o ‘gay power’, maduro no Oeste, está crescendo pelo mundo, até mesmo na terra do machismo, a América do Sul. A matéria traz diferentes conquistas dos gays como o casamento homossexual na Cidade do México e na Província de Buenos Aires, o reconhecimento do casamento gay na África do Sul e decisões da Justiça brasileira e o fim da perseguição aos gays em países como a China.


A matéria lembra que muitos países, especialmente no Oriente Médio, estão há anos luz da discussão que é feita nos países latino-americanos, que ainda possuem focos de preconceito, como a Jamaica. Lembram ainda que o enfraquecimento da Igreja Católica com os escândalos de pedofilia enfraqueceu o poder de persuasão de católicos e aponta que a tendência é o enfraquecimento das paradas gays no futuro, conforme ocorreu no Primeiro Mundo, depois que foram alcançaram diversos direitos. A matéria cita ainda os festivais de cinema gay de Cuba, a Parada gay de São Paulo e os programas contra a Aids do governo chinês que passaram a ter ações específicas para homossexuais, pela primeira vez na história do país.


O apoio de políticos e celebridades foi crucial nesta cruzada de sucesso, bem como as conquistas de muitos países ricos, os primeiros a darem voz ao movimento gay. Uma pequena entrevista com o ator Sir Ian McKellen, o Magneto de X-Men, encerra a matéria de três páginas.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS