Arquivo

Banda curitibana Denorex 80 sofre agressão homofóbica em Londrina

Redação Lado A 06 de Outubro, 2007 02h31m

COMPARTILHAR



A maior banda do Paraná, que canta os sucessos dos anos 80 e tem look espalhafatoso como manda o figurino, a Denorex 80, foi vítima de uma agressão de cunho homofóbico na cidade paranaense de Londrina, na madrugada do dia 30 de setembro. Os agressores foram identificados como Roberto Ribeiro de Amorim Brandão, de 30 anos, médico e o irmão, Daniel Ribeiro de Amorim Brandão, 26, estudante de medicina, ambos residentes da cidade de Jaú, no interior paulista, onde a família deles é tradicional.


Três integrantes da banda estavam tomando café da manhã no hotel onde o grupo se hospedava, após fazerem mais uma bela apresentação, enquanto um rapaz ao lado falava ao celular. Outro indivíduo, vindo em direção da mesa onde o rapaz estava, fez com que uma das cadeiras batesse em um dos músicos. Ao questionarem o que estava ocorrendo, os três integrantes do Denorex receberam a resposta: “O viadinho ficou bravo?” e foram agredidos fisicamente.


Um dos músicos sofreu ferimentos graves, foi hospitalizado e precisou fazer uma cirurgia de emergência no olho esquerdo. Os envolvidos foram levados até a 10ª. Subdivisão Policial de Londrina (SDP), onde prestaram depoimento. A parte conflitante das declarações é que os agressores, segundo o relato da banda, dizem que o médico tropeçou na cadeira e não a arremessou propositalmente, que foram espancados por mais de 15 pessoas, e que só fugiram de um linchamento por conseguirem se tracar no quarto em que estavam. A própria banda chamou a polícia e afirma que os agressores queriam “pedir desculpas” e não registrar queixa. Uma audiência preliminar foi marcada para novembro.


Na internet, a página do grupo no orkut recebe muitas mensagens de apoio e de vingança e o orkut de um dos agressores, Daniel,  recebe tanto mensagens de apoio à homofobia quanto de recriminação ao ato que cometeram. Dos 7 integrantes na banda, apenas um é homossexual, ele não estava na hora do incidente, mas como maioria dos músicos são oriundos do teatro, eles desde sempre apoiaram a liberdade sexual.


Confira alguns trechos da nota emitida pelo grupo sobre o caso e de comentários dos blogs dos músicos:


“A banda DENOREX 80 não aceita o preconceito e a discriminação em nenhuma forma, tampouco usa a violência para resolver questões desse tipo. Prova disso é que quem chamou a polícia foram os integrantes da banda. Quem fez questão de registrar o boletim de ocorrência foram os integrantes da banda, mesmo com a insistência dos agressores em querer pedir “desculpas” para que tudo ficasse resolvido sem a interferência policial. Não há desculpas para nenhuma forma de preconceito, e foi isso que quisemos deixar claro.”


“Os agressores demonstraram claramente o grau de homofobia que possuem com xingamentos e agressões verbais antes de começarem com as agressões físicas.


Uma rápida comparação entre o porte físico dos agressores e dos agredidos bastaria para se ter noção de quem levaria vantagem. Além disso os agressores apresentavam sinais de embriaguez e descontrole.”


“Com relação ao número de pessoas envolvidas, a situação se agrava mais para os “médicos” agressores, que alegam ter sido agredidos por “15 pessoas”. Mesmo que toda a banda e a equipe de produção estivessem envolvidas, seriam 12 pessoas, entre elas 3 mulheres. No momento do incidente, estavam na sala de café da manhã do hotel apenas 3 integrantes da banda, os demais estavam em seus quartos dormindo. Se houve mais pessoas envolvidas no incidente foi porque os agressores passaram de todos os limites aceitáveis nas agressões verbais e físicas, sem se importar com quem estava no local naquele momento. Todas as testemunhas que presenciaram o incidente poderão confirmar isso, entre elas, funcionários e hóspedes do hotel.”


“O DENOREX 80 reitera seu respeito à liberdade de expressão e às diferenças de raça, credo e orientação sexual e não aceita nenhum tipo de pressão para que se cale ou deixe de buscar os seus direitos, que é o que está fazendo nas mais diversas esferas para que situações de intolerância como essas se tornem cada vez menos comuns na nossa sociedade.”

Do blog do Alexandre Nero, vocalista:


“Como já não é surpresa para ninguém o Denorex, há muito tempo leva esse “título” de “banda gay” e que, mesmo não sendo a opção sexual da maioria do grupo muito nos orgulha levar essa bandeira, pois não vemos problema algum em ser ou não homossexual. Já passamos por muitas dessas, principalmente no início quando eu e Maurício nos beijávamos na boca em cena aberta. Isso numa Curitiba de cinco anos atrás era bastante ousado. Muitas latinhas de cerveja já nos foram arremessadas e, com muita sorte (e má pontaria dos fascista) estamos sãos e salvos. Como a de ontem nunca tinha acontecido.


Pelo fato de viver num nicho de pessoas em que não tem esse tipo de discriminação, seja com gay, negro, oriental, gordo, feio, pobre, etc… nunca imaginamos que podemos cruzar com pessoas desse tipo. Pois elas estão aí! Os nazistas, e óbviamente, filhinhos que papai protege, estão ao nosso lado.”


“Aos amigos do Denorex quero tranqüilizar pois já está tudo mais calmo (e cicatrizando). Fisicamente nada de muito grave se encontrou. Mas quem disse que é no físico que dói mais?


Iremos sim tomar as medidas legais……mas infelizmente, com MUITO pouca esperança!”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS