Arquivo

Estúdio de design dos EUA premia cartaz contra homofobia

Redação Lado A 25 de Outubro, 2007 13h00m

COMPARTILHAR


O estúdio e escola de artes Einbahn, de Orange County, Califórnia, organizou no fim do ano passado o concurso Exact Change 2006 com o tema percepções preconceituosas. O festival promove o intercâmbio entre alunos e profissionais de Design de todo o mundo. O resultado saiu em abriu mas só agora foi possível conferir. Foram centenas de inscritos e o trabalho vencedor foi Temporary Americans, que traz a imagem estilizada do memorial de Iwo Jima (famosa ilha japonesa palco de batalha contra os japoneses) do californiano Jorge Hernandez. O trabalho traz ainda, no lugar dos soldados, trabalhadores mexicanos, usando sombreiros. A frase “Temporaries Americans” – americanos temporários – diz tudo. Três trabalhos foram selecionados pelos julgadores como melhor da exposição e segundo lugar, outros três receberam um diploma de honra ao mérito.

A maioria envolve temas religiosos, como o trabalho “Boots”, que traz botas de soldados americanos fora de uma mesquita e “God blast america” que reuniu em uma imagem todas as religiões “mães” e um trocadilho da famosa frase “Deus abençoe a América” por “Deus exploda a América”. Outro agraciado com a menção honrosa foi o trabalho “More” que traz tanques de guerra com os canhões dobrados. “Not For Play. Not For Sale” traz uma menininha sem roupas e a roupa ao lado – “Não é para brincar, não é para vender”, diz o pôster que alerta sobre a prostituição e abuso infantil.


Já o poster Gayzilla, do nova-iorquino Guillo, ficou em segundo lugar com o trabalho “Boots”. Gayzilla traz o tema da homofobia de maneira política e bastante interessante. Segundo os juízes, o material é importante e cumpre seu papel político: “Nós gostamos do fato do pôster ter um visual bacana mesmo para aqueles que discordam do tema. Mais do que tudo, exemplo de como, colocado em um lugar estratégico, este pôster pode fazer a pessoa repensar suas prioridades ou iniciar uma conversa”, comentaram sobre o trabalho de Guillo ao anunciarem os finalistas.


Segundo o artista, como o era pedido para comentar percepções preconceituosas, ele quis comentar um assunto em voga no momento. “É louco como, para a maioria das pessoas nos EUA, os assassinatos cometidos no Iraque não chegam a ser um problema. Coisas como o controle corporativo do governo não é uma questão, mas se falar em dois caras se casando eles ficam transtornados. Como é possível? E é isso que eu exploro nesta obra”, comentou o autor em sua ficha de inscrição.


O pôster mostra algumas imagens famosas de guerras e o texto: “Nas mentes de algumas pessoas, a maior ameaça ao mundo não é a pobreza, o aquecimento global ou a pobreza, mas dois homens trocando alianças.”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS