Primeiro Beijo Gay da história da TV Brasileira ocorreu em 1963

Redação Lado A 03 de Outubro, 2007 13h59m

COMPARTILHAR


Primeiro Beijo Gay da história da TV Brasileira


 


Segundo a Revista Brasil Almanaque de Cultura Popular, que está sendo distribuída aos passageiros da companhia aérea TAM, a primeira novela brasileira, “Sua vida me pertence” de Walter Foster (que também fazia o mocinho da trama) estreou em 1951 na TV Tupi e exibiu o primeiro beijo da tevê. E outra novela do mesmo autor, com a protagonista interpretada mais uma vez por Vida Alves, em 1963, exibiu o primeiro beijo lésbico. A tevê ainda era ao vivo, o beijo lésbico foi dado com a atriz Geórgia Gomide, na novela “Calúnia”. No teatro, ela protagonizou, pouco antes, na peça Entre Quatro Paredes, de Sartre, outro beijo, desta vez em Laura Cardoso.


 


Ou seja, um ano antes do golpe militar, que duraria quase 20 anos e causaria a opressão à liberdade de expressão, a tevê brasileira não censurava manifestações e afetos homossexuais. Aliás, a atriz que deu o beijo gay acima mencionado, foi a primeira mulher artista a ser presa pela ditadura. Vale a pena lembrar que Assis Chateaubriand, o magnata das comunicações Chatô, que revolucionou a tevê, era considerado um dos homens mais machistas de sua época.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS