Arquivo

Termina a Cow Parade de Curitiba

Redação Lado A 26 de Outubro, 2007 19h07m

COMPARTILHAR




















Salvem as vacas curitibanas
Acabou neste sábado o Big Brother Bovino de Curitiba, a Cow Parade, evento de arte internacional que já passou por São Paulo e Belo Horizonte aqui no Brasil e quase 30 cidades em todo o mundo. Por conta do nosso empresariado pão duro (ou da minha pré-nota irônica feita meses antes do evento), apenas 8 das 28 vacas conseguiram patrocínio, sendo que metade destas foi patrocinada pela nossa Fundação Cultural. Cada empresa precisava contribuir com 30 mil para adotar uma vaca. Um discreto movimento de galinhas organizado por artistas contrários às vacas não deu certo também. Fizeram o evento na época que a cidade estava vazia, mas quem viu, adorou. Afinal, um evento internacional não pode ser ruim… Muuuuuuuuuuu

28 vacas produzidas por artistas locais foram espalhadas em diversos bairros e pontos turísticos da cidade. Curitiba foi recordista nacional em inscrições para o evento. Foram 702 projetos de vacas. Por um lado a cidade fez bonito com projetos criativos, alguns altamente interativos. Por outro, houve depredação e roubo das vacas. Outras cidades conseguiram mobilizar mais empresas, Belo Horizonte teve mais de 50 vacas. Mas ainda dá para salvar a nossa fama de cidade cultural e social, depois do carnaval será realizado o leilão que irá reverter o dinheiro da venda das vacas-obras de arte para instituições filantrópicas. A fama de cidade de primeiro mundo, infelizmente, foi pro brejo.

Perdas
A Vaca DJ, que ficava no Parque São Lourenço foi dada como desaparecida. Uma busca no lago do parque foi realizada, com a esperança de que a obra havia sido deixada no local, mas nem sinal da mimosa. Já a vaca Vernacular, que ficava em Santa Felicidade, na Via Veneto, está com seu paradeiro desconhecido. Ambas as vacas já foram dadas como desaparecidas e tiveram até o boletim de ocorrência registrado. Que coisa chique. Já a Chewing Cow, uma das mais interessantes, na qual os transeuntes podiam colar chicletes e fazer pedidos, não teve a mesma sorte. Estava parada no Largo da Ordem quando foi atacada por vândalos que a jogaram escadaria abaixo. A vaca quebrou as pernas e foi tirada de circulação. Ela está sendo restaurada para ir à leilão. Foram 3 baixas por vandalismo, mais um recorde para a edição da cidade.

Coisa de Português
Em Lisboa, ano passado, uma das vacas da Cow Parade foi seqüestrada por estudantes bêbados mas foi devolvida em seguida. Aqui, duas vacas desapareceram e não há nenhum sinal delas. A esperança é que a população se mobilize e denuncie quem roubou a obra de arte. Apesar de haver um seguro em todas as vacas, o valor do mesmo não irá repor o valor artístico da obra. A pergunta é: o que farão com um trambolho desses? Amor ou ódio? Foi um crime passional ou um crime de protesto?

Parada das Toupeiras?
E Curitiba já se prepara para a Parada das Toupeiras. Estranhamente, diversos buracos estão sendo abertos no centro da cidade. Será mais um evento cultural da cidade? As placas “prefeitura em obras” está nos fazendo lembrar do ex-prefeito japonês… será o seu retorno?

Perdeu pro Positivo
E no Alto da Rua XV, dois outdoors me chamaram a atenção. De um lado lia-se: Beto Richa 73% de aprovação e do outro: Medicina UFPR 82% de aprovação, em uma propaganda do cursinho pré-vestibular Positivo. O prefeito perdeu feio! (Nota: o mesmo método de verificação utilizado por ambos).

De volta às Vacas
Fica aqui o meu apelo ao empresariado, para que compre as pobres vacas sem patrocínio da Cow Parade, um evento tão importante. Elas poderiam estar roubando, fumando crack, mas as vacas estão ali trabalhando honestamente. O leilão é beneficente e a renda vai para a Fundação de Assistência Social (FAS) e para a Pastoral da Criança.

Para conhecer as vacas Curitibanas, entre em: http://curitiba.cowparade.com/

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS