Arquivo

Estréia no Brasil o longa argentino: XXY

Redação Lado A 07 de Março, 2008 03h22m

COMPARTILHAR


Estréia nos cinemas brasileiros nessa sexta, dia 29 de fevereiro, o filme XXY, da argentina Lúcia Púenzo. O longa, vencedor da Semana da Crítica do Festival Cannes, se baseia na vida de um hermafrodita.


O trabalho de Lúcia, que já foi mostrado no Brasil em festivais, mostra a difícil relação de Alex, um adolescente hermafrodita, com o mundo ao seu redor, que o vê como uma menina. Alex (Inés Efron) nasceu com as características sexuais de ambos os sexos e para fugir dos médicos que insistiam em corrigir a ambigüidade genital da garota, a família leva-a para um vilarejo no Uruguai. Convencidos de que uma cirurgia seria uma violência contra seu corpo, eles vivem retirados numa casa nas dunas. Um dia, recebem a visita de um casal de amigos, que traz com eles o filho adolescente. O pai visitante é especialista em cirurgia estética e se interessa pelo caso clínico da jovem.

O título do filme tem se tornado motivo de polêmica entre os profissionais da medicina. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Paola Grammatico, diretora do laboratório de Medicina Genética de San Camillo-Forlanini esclarece:  “O filme é muito bonito e mostra com grande sensibilidade os possíveis problemas dos hermafroditas e da sua família, mas o título é totalmente enganador. Na medicina, XXY é relacionada à Síndrome de Klinefelter, que só atinge o sexo masculino e não é ligada a distúrbios de função ou identidade sexual, o que é muito diferente da ambigüidade genital”.

Lúcia Puenzo, filha do cineasta Luis Puenzo (de “A História Oficial”), disse que “não queria falar de um diagnóstico preciso. O título do filme é uma metáfora da intersexualidade em geral. O meu trabalho não é um documentário, mas uma história de ficção.”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS