Arquivo

A febre dos Blog

Redação Lado A 07 de Março, 2008 03h37m

COMPARTILHAR


Uma transformação aconteceu, as pessoas mudaram a maneira de obter informação. Proprietários de grandes grupos de comunicação estão se dando conta de que não têm mais o poder de escolher o que é notícia, que não estão sozinhos nesta escolha, que suas informações e ideologias podem ser confrontadas em outro tipo de mídia. As pessoas continuam assistindo TV, lendo jornais e revistas, mas não dispensam a procura de outros meios que lhes ofereçam uma abordagem diferente sobre os mais diversos assuntos. Blogueiros falam de economia, política, sexo, esporte, religião, enfim, temos um especialista (ou curioso) em cada área, sem necessidade de engajamentos com grandes grupos, muitas vezes ligados aos mais variados interesses.

Os Blogs chamam a atenção pela facilidade que podem ser feitos. Ninguém precisa ter poder, trabalhar em rádio, ser contratado por um jornal ou por uma revista para divulgar suas idéias e interagir com os leitores. Também não é preciso ser famoso, ter dinheiro ou ser amigo de alguém importante – todos podem ser donos de um veículo de comunicação. É fácil perceber que a mídia antiga perdeu grande parte do poder que desfrutava. Todos perceberam que não precisam ser dependentes de opiniões comprometidas, e, principalmente, que elas podem ser desprezadas quando não atendem nossas expectativas de imparcialidade.

Entretanto Blogs caseiros de conteúdo homossexual viraram uma dor de cabeça para as revistas de ensaio de nudez. As imagens das publicações são escaneadas e reproduzidas, gratuitamente, nesses espaços. Em alguns casos, os blogueiros sofrem ameaças de processos judiciais e acabam retirando as imagens do ar, pois o entendimento das publicações é que este meio desestimula a compra da revista nas bancas.


No Brasil, há uma multiplicação de blogs voltados para a exibição de imagens para o público gay. Nessas páginas, há espaços para fofocas sobre personalidades do universo homossexual, como supostos namoros, flagrantes de nudez e até sexo explícito. Para os mais moralistas, o fenômeno é uma explosão da pornografia gay na rede mundial de computadores. Para os mais liberais, é apenas a conquista da visibilidade da comunidade gay com expressão de sua cultura.


Com certo atraso, o fenômeno reproduz a febre de páginas heterossexuais, que buscam misturar erotismo, comportamento e, vai lá, cultura de gênero.

Mas os Blogs voltados ao púlbico homossexual não se restrigem só ao conteúdo erótico. Há páginas que criam o prazer da leitura, inspiraram ou fazem ver algo diferente, novo, útil, sobre a cultura GLS. A região Sul tem produzido coisas muito boas; jornalistas, em sua maioria, escrevem sobre variedades, literatura, comportamento, moda, música, cinema, fofoca do universo gay.

Aqui vai uma listinha com alguns endereços interessantes, deixe nos comentários o endereço do seu blog!

http://elcocoloco.blogspot.com
http://www.maninthebox.blogger.com.br
http://paredesteto.blogspot.com
http://www.anaclaragarmendia.blogspot.com
http://jornale.com.br/gliten
http://madeinbrazil.typepad.com/
http://zekkemag.blogspot.com
http://sergio.ripardo.blog.uol.com.br/
http://italo.zip.net/

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS