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A propaganda polêmica da moda

Redação Lado A 10 de Março, 2008 21h03m

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Quem acha que a moda foi feito só para os ricos conservadores, desista! O mundinho fashion prova a cada dia a força de sedução que é capaz de produzir através de uma imagem. Nessa luta por uma fatia do mercado, as grifes inovam, ousam e causam polêmica, não só nas peças mostradas em desfiles, mas principalmente em suas campanhas publicitárias.

Falar em campanhas publicitárias polêmicas e não lembrar das que Oliviero Toscani fez é um sacrilégio. Famoso por seus trabalhos para a italiana Benetton, recentemente o fofógrafo causou furor pelas ruas de Milão com fotos para a marca “No-l-ita”, em que anorexia era explorada.

O nu e o erotismo são uma outra vertente bastante explorada pela publicidade de moda. Muito bem recebida no exterior desde os picantes anúncios da Calvin Klein, no Brasil a situação é um pouco diferente. No final de 2007 o promotor de justiça de Santa Catarina, Fábio Trajano, moveu uma ação de danos morais contra a grife Ellus Jeans, em decorrência da campanha veiculada no verão anterior. Nas fotos, os modelos Evandro Soldati e Letícia Birkheuer aparecem seminus numa praia. A empresa foi multada em R$500 mil, em decisão do juiz Domingos Paludo, juiz da Vara da fazenda Pública de Florianópolis. As fotos já haviam sido retiradas das ruas e da internet, em razão da liminar concedida por Paludo. O motivo da ação, segundo o Ministério Público, é que a propaganda é “afrontosa” e tem “forte apelo sexual”. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o promotor disse: “trata-se de censura. É uma obrigação impedir que a publicidade abusiva seja veiculada”.

Em entrevista à coluna Monica Bergamo, para o mesmo jornal , Letícia falou sobre a polêmica. “É um absurdo porque lá fora é normal. As campanhas da Calvin Klein, por exemplo, mostram essa coisa de pele. Justo o Brasil, que tem mulher desfilando de peito de fora no carnaval, vai criticar uma campanha de moda agora? Eu não vejo criticarem a Calvin Klein nos EUA. Na verdade, eu não estava nua. Estava de biquíni, mas foi modificado em computador para ficar do jeito que a marca queria, uma coisa mais sensual. É sensual, mas não acho que estimula nada. Os meios de comunicação e as revistas pornográficas estimulam muito mais”, defende Letícia.

Imagine se esses senhores vissem as campanhas do perfume M7 da Yves Saint Laurent e For Men do Tom Ford, ou ainda a última de Alexandre Herchcovitch, é melhor não.

Redação Lado A

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A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

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