Arquivo

Dieta e sentimento de privação

Redação Lado A 15 de Abril, 2008 09h37m

COMPARTILHAR


A privação é um dos sentimentos mais difíceis de ser administrado. A maioria das pessoas lida mal com a frustração. Em qualquer tratamento que se faça, onde se visa à redução de peso, a maior dificuldade encontrada pelas pessoas é encarar a privação a que são submetidas. Poder comer o que se quer, na hora em que se está com vontade, representa para todos, a expressão máxima de autonomia, do real poder de decisão. Em contrapartida, ficar restrito a certos alimentos pode significar, mesmo que temporariamente, o rompimento com o livre arbítrio, com o poder de escolha.

O que ouvimos normalmente são pessoas perguntarem: Mas eu nunca mais vou comer chocolate? Não posso comer mais pão? E a minha macarronada de domingo? Durante algum tempo até vai ser possível seguir um programa que subtrai o que se gosta, mas não vai durar muito. Depois de alguns meses, a pessoa volta a comer o que gosta, do jeito que gosta e volta a engordar e, desta vez, mais rápido e mais.
Logo, para tratar o corpo deve-se ter respeito pela pessoa que habita esse corpo e não ignorar sua estória afetiva.

Além disso, precisamos ter em mente que quando falamos de comida estamos falando de prazer que para muitos é de extrema importância, pois ocupa o lugar de outros prazeres mais difíceis de serem satisfeitos. Satisfazer desejos é uma necessidade humana, mas se o único desejo que pode ser satisfeito é comer, então precisamos ficar mais atentos, pois ignorar nossas outras necessidades é que é uma privação.

Personal Training: Vivianne Lima (vnlima@hotmail.com)
Contato: 41 9944 9220

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS