Arquivo

Casa de Criadores: Universo fashion paralelo

Redação Lado A 14 de Maio, 2008 10h25m

COMPARTILHAR


A 23ª Casa de Criadores, que rola dias 28, 29 e 30 de maio no Shopping Frei Caneca, em SP, já tem seu line-up fechado. A volta da Gêmeas e da Attention Deaf Disorder (ADD), assim como a estréia da Purpure, nova marca de Weider Silveiro agora com Mark Greiner, são algumas das novidades desta edição.

No Projeto Lab estréiam João Paulo Elias, Marya Nasser, Der Metropol, Clarissa Lorenz, R. Rosner. Fora das passarelas, o evento vai contar com uma espécie de mini-festival de música. “A Puma vai assinar a direção musical desta edição, tipo a trilha dos desfiles e no lounge vai ter um palco com programação de música eletrônica brasileira, com artistas que ainda estamos fechando. É a Lalai quem assina a curadoria”, conta André.

Evento itinerante, a Casa de Criadores é celeiro de jovens talentos da moda brasileira, e serviu de base para vôos mais altos dos estilistas Giselle Nasser, Juliana Jabour, Mário Queiroz, Ronaldo Fraga, André Lima e Lorenzo Merlino, que hoje são figurinhas de peso no line up da São Paulo Fashion Week e Fashion Rio.

O evento, que deu visibilidade ao talento de novos estilistas como, na época, Marcelo Sommer (que participou da primeira edição), nasceu sem grandes pretensões, e, ao completar mais de uma década, traz o saldo de mais de uma dezena de marcas hoje inseridas no mercado fashion.

Há cerca de onze anos, André Hidalgo deixava de lado a carreira de jornalista para se transformar no anfitrião da Casa de Criadores. Tudo começou com a Semana de Moda, numa edição tímida, porém histórica. O evento, na época, custou R$ 30 mil e foi patrocinado pela Schwarzkopf. O patrocinador pagou as contas, os estilistas se cotizaram, os maquiadores não cobraram e as modelos também não. Teve até a ajuda do Paulo Borges, organizador do SPFW! Na passarela, estilistas como Marcelo Sommer, Marcelo Quadros, Lorenzo Merlino, Martielo Toledo, Jeziel Morais e Elisa Stecca.

A segunda edição aconteceu no Centro Têxtil e as seguintes na Bienal, com o patrocínio da Alcântara Machado. Foi aí que o negócio deu um up grade. O criador da empreitada fala que não há nada como ver um estilista bater na sua porta com uma sacola e duas ou três peças de roupa dentro, e dois, três anos depois, você já vê-lo no São Paulo Fashion Week.

“Não adianta ter uma criatividade a flor da pele se você não pode divulgar essa criatividade para o mundo, muito menos quando você tem uma concorrência enorme de grandes nomes e ainda é somente um talento em evidência. Mas apesar de tudo isso não se pode desanimar, porque sempre tem espaço para quem realmente é bom, e é por isso a Casa dos Criadores é uma apresentação daqueles que representam a autenticidade, o estilo e a inovação, numa renovação da moda brasileira”, afirma André.
 
A revista Lado A vai ficar de olho em tudo que vai rolar nas passarelas da Casa de Criadores!!!







O Line-Up dos desfiles:

QUARTA (28.05)
-Intervenção Tudicofusi
-Gustavo Silvestre
-Attention Deaf Disorder (ADD)
-Diva
-Rober Dognani
-Walério Araújo


QUINTA (29.05)
-Projeto LAB
Valencio Lemes
João Paulo Elias
Tony Jr.
Marya Nasser
Der Metropol
Clarissa Lorenz
R. Rosner
-P´tit (Anna O., Fernanda Padin, Heloísa Faria e Leonardo Negrão)
-Marcelu Ferraz
-Athria Gomes
-João Pimenta


SEXTA (30.05)
-Gêmeas (Carol e Isadora Foes Krieger)
-Purpure (Weider Silveiro e Mark Greiner)
-Ianire Soraluze
-André Phergon
-Prints I Like
-Ash

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS