Arquivo

Sugestões Culturais para a Parada de SP

Redação Lado A 14 de Maio, 2008 10h25m

COMPARTILHAR


Vai à Parada em São Paulo na próxima semana? Então fique atento às dicas! Estão em cartaz na cidade um espetáculo GLS, outro com a drag Nany People e uma exposição que não dá pra perder. Conheça o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, entre outros, são quase 60 museus na capital paulistana! Confira o top 10 dos museus no final desta matéria.


Exposição –  A Alma Gráfica: Brennand Desenhos
Na Caixa Cultural da Avenida Paulista, em São Paulo, é possível conferir 59 trabalhos de Francisco Brennand feitos em 2D. Segundo o curador Olívio Tavares, “a exposição constitui uma das duas primeiras só de desenhos (outra, bem menor, está acontecendo no Rio, na Academia Brasileira de Letras), e a primeira num circuito profissional, onde os desenhos passam a ter o exame atento que merecem”.
Francisco Brennand nasceu para ser esquerdista na vida. Filho de uma família influente de Pernambuco, recusou-se a ser o administrador de uma fábrica de cerâmicas para virar artista – e transformar em arte a argila. Mundialmente conhecido por suas esculturas de forte cunho erótico, Brennand mostra agora seu outro lado, o de desenhista.


O erotismo dos desenhos é o mesmo das outras obras de Brennand. É essa virilidade que torna as obras atraentes, pulsantes. Despertam o desejo com a força do sexo.  “De outras vezes parece ter como papel uma relação de amor e ódio; não costuma acariciá-lo e sim agredí-lo”, completa o curador. “Algumas obras são muito elaboradas e deixam transparecer o longo processo em que se gestam, outras guardam a espontaneidade do momento. Mas é tudo puro Brennand”.


Local: Caixa Cultural Galeria Paulista. Av. Paulista 2083 – Estação Consolação de Metrô


Horários: Terças a sábados, das 9h às 21h, domingos, das 10h às 21h
Informações pelo tel.: (11) 3321-4400

Entrada franca


Peça – Flores Brancas
João Fábio Cabral, dramaturgo conhecido por expressar a diversidade sexual em meio ao caos urbano, está com mais uma peça em cartaz. Autor de peças que retratam São Paulo e seus moradores perdidos em um tempo de dúvidas amorosas e sexuais, ele agora surpreende ao abordar o universo lésbico. Seu novo espetáculo, Flores Brancas, dirigido por Fabiana Carlucci e Rogério Harmitt, tem agradados às mulheres que gostam de mulher – e que não deixam de perguntar: como um homem conseguiu perceber tantas sutilezas?
A trama é leve, com cenas engraçadas sem ser exatamente uma comédia. Na verdade, é um exercício da arte de contar histórias, no caso, a de Vitória (Luciana Caruso) e Luisa (Zeza Mota). As duas se conhecem na estréia de uma peça, em um encontro inesperado. Uma esbarra e derruba o celular da outra. A ironia do destino é que Luisa é uma cineasta famosa e Vitória, estudante de cinema (mas ela só descobre a fama da amada depois de já estar apaixonada).


A partir de então, começam as aflições típicas do que Roland Barthes chamou de “fragmentos do discurso amoroso”: a longa espera por um telefonema, a dor que não passa até a amada estar presente, a insegurança que assola quem só quer agradar.



Local: Teatro Crowne Plaza. Rua Frei Caneca, 1360

Horários: Sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

Informações pelo tel.: (11) 3289-0985
Em cartaz até 31 de maio



Peça – Nany People Salvou Meu Casamento
Depois de uma longa temporada longe dos palcos, a Drag mais famosa do Brasil está de volta aos palcos. Nany People é a maior estrela da comédia Nany People Salvou Meu Casamento, com texto de Bruno Motta e Daniel Alves e direção de Imara Reis.


A peça, que segue em turnê pelo país, foi pensada pela própria Nany, ao observar que a maioria dos casamentos acaba por haver muito pouco diálogo entre os casais atualmente. A partir daí ela expressou sua vontade de fazer uma peça que tratasse de alguns temas chaves na relação.


No palco Nany, acompanhada pelo ator Pierre Bittencourt, fala com muito humor sobre questões como fecundação do óvulo pelo espermatozóide “machista”, a primeira transa, entre outros. Nany pretende assim mostrar a necessidade de se dar maior atenção às verdadeiras necessidades de cada um dentro do relacionamento.


Local: Teatro Brigadeiro. Av. Brigadeiro Luis Antônio, 884, Bela Vista, São Paulo.

Horários: De sexta à domingo, às 21h. Sexta às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

Ingressos: de R$ 40 a R$ 50. Informações pelo tel. (11) 3115-2637. Até 01/06.


OS 10 MUSEUS MAIS VISITADOS DE SAMPA


MASP – Museu de Arte de Sao Paulo – ASSIS CHATEAUBRIAND –
Avenida Paulista 1578
Bairro de Cerqueira Cesar
Tel 3223-4600


Pinacoteca do Estado
Praca da Luz 2
Bairro do Bom Retiro
Tel 3229-9844 


Museu da Lingua Portuguesa
Avenida da Estacao da Luz 567
Bairro da Luz
Tel 3326-0775 
 
Museu Paulista ( Museu do Ipiranga )
Parque da Independecia S/N
Bairro do Ipiranga
Tel 6165-8000 


Memorial da America Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade 664
Bairro da Barra Funda
Tel 3823-4600 
 
Museu Padre Anchieta
Largo do Colegio 2
Centro da Cidade
Tel 3105-6899 
 
MAC – Museu de Arte Contemporanea
– Ibirapuera
Avenida Pedro Alvares Cabral S/N
Bairro do Ibirapuera
Tel 5573-9932


Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima 2705
Bairro do Jardim Paulistano
Tel 3032-2564 
 
MAB – Museu de Arte Brasileira (FAAP)
Rua Alagoas 903
Bairro do Pacaembu
Tel 3662-7198 
 
MUBE – Museu Brasileiro de Escultura
Rua Alemanha 221
Bairro do Jardim Europa
Tel 3081-8611 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS