Arquivo

Vem aí mais uma Parada do Orgulho Gay de Sampa

Redação Lado A 06 de Maio, 2008 09h43m

COMPARTILHAR


Com 3,5 milhões de participantes em 2007, o evento pela diversidade se concretizou como um dos maiores e mais animados do mundo
São Paulo tem se firmado cada vez mais como a capital nacional dos grandes eventos. E durante o mês de maio acontece na famosa Avenida Paulista uma das maiores manifestações do país: a Parada do Orgulho Gay.

A diversão e a explosão de cores são garantidas. No ano passado, segundo a SP Turis, órgão de turismo da cidade de São Paulo, foram 10 horas de festa e 23 trios elétricos.


O número de participantes chega a assustar. São 3,5 milhões de pessoas pulando em ritmos que vão das animadas músicas dos anos 80, passando pela festiva drag music, até a batida seca da música eletrônica.

Com o tema “Homofobia Mata – por um estado laico de fato”, o evento chega em sua 12° edição e promete sacudir a capital paulista no dia 25 de maio.


E não é só a população de São Paulo que participa. De acordo com a pesquisa da SP Turis em 2007, mais de 35 mil participantes eram estrangeiros. Os paulistas continuam sendo a maioria esmagadora: quase 63%, mas cariocas, mineiros e paranaenses dificilmente ficam de fora da celebração.

E a cidade toda comemora junto aos gays e lésbicas que celebram a diversidade. Os hotéis, que em 2007 atingiram 78% de ocupação – número alcançado somente em grandes eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1 e Carnaval -, bares, shoppings, casas noturnas e restaurantes ficam abarrotados durante o final de semana da parada.


A agitação extrapola os limites da avenida Paulista e da Consolação – trajeto dos trios – e contagia a capital paulistacom muitas festas e eventos paralelos.

A Parada do Orgulho Gay de São Paulo acontece no dia 25 de maio, com abertura em frente ao MASP ( Av. Paulista) às 12h e encerramento na Praça Roosevelt, às 19h30.

Órgãos governamentais de Saúde e ONGs distribuirão preservativos e materiais informativos contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Haverá ainda impressos tratando da conscientização dos direitos GLBT e um guia de como chegar até o local da Parada para quem vem de fora de São Paulo e dará orientações sobre como participar da festa de forma mais segura.

Aguarde a nossa programação de festas e mais informações.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS