Homossexuais masculinos têm o cérebro fisicamente semelhante ao das mulheres

Redação Lado A 20 de Junho, 2008 14h53m

COMPARTILHAR


Uma pesquisa publicada esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos, aponta que o cérebro de um homem gay tem as mesmas características do cérebro das mulheres heterossexuais. O mesmo acontece entre lésbicas e homens héteros. A pesquisa, feita pelo Instituto Karolinska, da Suécia, conclui que a origem da sexualidade é muito mais genética do que se pensa e que poderia ter formação durante a gestação, já que o cérebro mantém o mesmo tamanho.


Os pesquisadores avaliaram 90 tomografias de voluntários homo, bi e heterossexuais. Verificou-se que o cérebro dos gays é assimétrico, com o hemisfério direito mais desenvolvido, assim como nas mulheres heterossexuais. Enquanto homens héteros e lésbicas possuem o cérebro simétrico. A amígdala cerebelar, responsável pelos comportamentos agressivos, tem fluxo de sangue semelhante em homens gays e mulheres, também demonstrou a pesquisa.


A equipe de neurocientistas foi liderada por Ivanka Savic, que ano passado apresentou na mesma revista pesquisa afirmando que os homossexuais reagiam a feromônios da mesma forma que heterossexuais do sexo oposto. Agora a pesquisa deseja detectar essas diferenças anatômicas em recém nascidos, para concluir a origem desta característica. Se isso por possível, será possível identificar os bebês que poderão se tornar homossexuais, o que gera certo desconforto na comunidade científica e entre militantes.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS