SUS fará cirurgias de mudança de sexo

Redação Lado A 12 de Junho, 2008 12h49m

COMPARTILHAR


A cirurgia para mudança de sexo fará parte da lista de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria que inclui o processo no SUS será assinada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, até o final do mês.


A notícia foi dada ao movimento LGBT e muito comemorada durante a abertura da I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais Travestis e Transexuais, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da cirurgia em si, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistente social e médicos endocrinologista, psiquiatras, urologistas e ginecologistas irá acompanhar os candidatos ao processo.


A portaria ainda não foi definida mas se sabe que quem irá realizar os procedimentos serão as Instituições de Ensino Superior em Medicina qualificadas no assunto e devidamente credenciadas com o SUS. Espera-se que em 2009 as unidades de saúde já estejam capacitadas para encaminhar as transexuais para iniciarem o processo de mudança de sexo que demora dois anos, entre preparação psicológica e o procedimento cirúrgico de fato.


A transexual, diferente da travesti, não se identifica com seu órgão sexual, tendo até repulsa a ele. Não são poucos os casos de auto-mutilação ou problemas decorrentes de cirurgias mal feitas. Muitas se prostituem para poder pagar a cirurgia ou fugir do preconceito. A decisão brasileira foi seguida por Cuba, que também irá liberar a cirurgia de mudança de sexo em seu sistema público de saúde.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS