Arquivo

Voyerismo de Alair Gomes exposto em POA

Redação Lado A 02 de Junho, 2008 21h32m

COMPARTILHAR


Está em cartaz na capital gaúcha a exposição “Alair Gomes: um voyer natural”, reunindo fotos da coleção do diplomata Joaquim Paiva, com curadoria de Alexandre Santos. A mostra pode ser conferida até o dia 13 de julho nas galerias Iberê Camargo e Lunara na Usina do Gasômetro.

O carioca Alair Gomes foi professor, crítico de arte e cultura, além de ser um dos mais renomados fotógrafos  do homoerotismo do mundo e ter sua obra exposta em grandes museus. Seu trabalho consiste em fotos de rapazes malhando na praia de Ipanema. As fotos eram feitas, às escondidas, da janela de seu apartamento. Não há modelos profissionais, portanto. São homens comuns, que passavam pela praia, que o olhar de voyer de Alair conseguia fetichizar.

Segundo o curador Alexandre Santos, professor do Instituto de Artes da Ufrgs e especialista no trabalho de Gomes (objeto de sua tese de doutoramento, defendida em 2006), a obra do fotógrafo carioca “é bastante significativa no cenário da arte contemporânea, não somente para o Brasil, mas também para o mundo, dialogando com artistas como os norte-americanos Duane Michals e Robert Mapplethorpe”.
Por se tratar sempre de imagens seqüenciais, o trabalho de Alair se diferencia da fotografia tradicional, fazendo fronteira com o cinema e a literatura.

Até pouco tempo atrás, o fotógrafo era visto como um nome maldito da fotografia brasileira, devido ao caráter marcadamente homoerótico de seu trabalho. Foi só depois de sua morte, em 1992, que seu nome começou a sair do ostracismo, a partir de uma exposição organizada pelo colecionador Joaquim Paiva na I Bienal de Fotografia de Curitiba, no ano de 1996.

Em Porto Alegre, estão sendo mostradas diversas seqüências das séries Sonatinas, Four Feet (Sonatinas, Quatro Pés) e Beach Triptychs (Trípticos de Praia), todas oriundas da coleção de Joaquim Paiva. Reconhecido como o maior colecionador de fotografia do país, com um acervo de cerca de 20 mil imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, Paiva foi o primeiro colecionador a possuir o trabalho de Alair.

Usina do Gasômetro
Entrada franca
Informações: (051) 32898133 ou (051) 32898132

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS