Arquivo

Sobre o prazer de ser alienado ou não

Redação Lado A 13 de Agosto, 2008 04h43m

COMPARTILHAR


Semanas atrás, eu fiquei com um sorriso de orelha a orelha quando vi aqui no site a notícia sobre o cara nos EUA que está “tentando” processar duas editoras da Bíblia.

Nossa, tudo, super apóio, e antes que uma loca venha encher o saco, aquilo serve como um “grito” contra uma religião que prega o ódio. Eu não acredito que quando ele abriu esse processo ele acreditasse poder ganhar, mesmo porque o juiz nem vai dar continuidade (é, a justiça é cega e igual pra todos, né? sei…). Ainda mais nos EUA, um lugar que falou que Einstein merecia morrer na mão dos nazistas quando ele disse que não acredita num Deus judaíco-cristão, é a vida né? Bom, mesmo eu adorando barraco não estou escrevendo esse artigo pra causar barraco, ainda… Dessa vez quero mostrar os dados de uma “pesquisa” que eu fiz sobre esse assunto. Usei como meio telecomunicativo o Orkut, postei a mesma mensagem, que mostrava a noticia do jeito que foi mostrada aqui, em três comunidades diferentes:

LBFV-LasBibasFromViscaya: Comunidade destinada aos fãs do grupo Las Bibas From Viscaya

Letras UFPR – Comunidade destinada à alunos, ex-alunos ou simpatizantes do curso de Letras da UFPR

Letras UFPR – Sem Ditadores – Comunidade para os alunos, ex-alunos ou simpatizantes do curso de Letras da UFPR, porém lutando contra a ditadura que se estabeleceu na comunidade “oficial” do mesmo.

Bom, na comunidade LBFV eles possuem uma política de que só assuntos referentes ao grupo LBFV pode ser postado, ou assuntos que os moderadores quiserem que fiquem lá, portanto meu tópico foi apagado na mesma hora.

Na comunidade Letras UFPR não houve resposta até hoje.

Na comunidade Letras UFPR – Sem Ditadores ainda há uma grande discussão. E a coisa abrangeu até leis anti-homofobia. Alguns membros acharam que a atitude foi certa, mesmo reconhecendo que o processo não terá continuidade ou vencerá, mas que serve como forma de protesto a uma religião que prega o ódio mas é cultuada world-widely. Outros membros, mesmo sendo contra homofobia, não concordam que processar editores da bíblia seja algo correto, pregando liberdade religiosa (quero voltar a esse tópico depois…). Um membro disse que leis contra homofobia seriam uma “aberração” pois colocariam o peso da sociedade nos ombros de apenas uma pessoa (o acusado de homofobia, neste exemplo) sem realmente corrigir a sociedade. Diversos outros assuntos se abriram nesse tópico, até bissexualismo, ou seja, esse assunto dá muito pano pra manga.

Mas voltando a coisa da “liberdade religiosa”. A atitude de processar os editores da bíblia (pois, ao meu ver, eles estão espalhando a mensagem de ódio contida num livro escrito por ninguém sabe quem e ninguém sabe quando) não vai contra a liberdade religiosa de ninguém, pois voltamos à velha coisa de “tua liberdade acaba quando começa a minha”, o que é bem confuso, não é? Pois, eu não tô nem ai se você quer acreditar em Deus, Alah, Buddah, Jeová, ou o que quer que seja que te sirva melhor, o problema é que isso não pode te dar o direito de matar ou pregar o ódio. A partir do momento que uma religião prega que homossexuais devem ser apedrejados, ou blá blá blá, isso já entra no campo jurídico SIM. O Nazismo pregava que a raça ariana deve prevalecer, não é mesmo? Eu vejo nazismo e religiões que pregam o ódio contra uma ou mais “cultura” como a mesma coisa.
Quem nunca passou na frente da Catedral da Fé e teve que ouvir merda, e alguém faz alguma coisa? Não, só porque é uma “religião”, então tudo bem, né?

Eu me sinto MUITO ofendido quando pastores falam mal de macumba ou o escambau. Antes de mais nada, ele está ofendendo toda uma cultura mais velha do que a religião dele (fora que eu acho bizarro eles falarem mal de macumba e depois virem com “corredor do sal”, “fogueira santa de israel”, “rosa do sei lá o que”, “óleo de sei lá da onde”, “aliança do caralho a quatro”…).

Você pode acreditar no que você bem entender, mas isso não significa que eu tenha que acreditar ou aceitar você falando que o que eu faço é uma vergonha e eu deveria estar queimando no inferno.

Bom, voltando a minha “pesquisa”, as minhas conclusões foram:

Comunidade LBFV – Não me parece que o público-alvo da comunidade esteja muito a fim de discutir assuntos sérios, pois, afinal está lá pra falar bobagem e dar risada. Adoro.

Comunidade Letras UFPR – Não sei o que aconteceu, pois afinal é uma comunidade para estudantes universitários, ainda mais da UFPR, que é uma universidade tão abrangente e, na sua maior parte, de uma visão comunista (nos cursos de Humanas).

Comunidade Letras UFPR – Sem Ditadores – Bom, a comunidade por si só já é um grito de liberdade, portanto seus membros compartilham da mesma vontade de “corrigir” o mundo, por isso a discussão lá continua sem prévia para um fim.

Número de membro nas comunidades:
LBFV – + de 2000
Letras UFPR – + de 600
Letras UFPR – Sem Ditadores – 66

Ou seja, apenas poucas pessoas se importam com o que acontece além da sua cozinha.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS