12% dos infectados com o vírus HIV são jovens de 13 a 24 anos

Na população brasileira existem 474 mil pessoas infectadas com o vírus da aids.  Desse total, mais de 50 mil jovens entre 13 e 24 anos estão contaminados, o que corresponde a 12%. Segundo relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para a Aids, no mundo, a porcentagem de contaminações pelo vírus caiu 13% de 2001 a 2007.

No Paraná, segundo dados da Divisão de Aids do Estado do Paraná, dos 18.008 mil casos registrados no período de 1984 a 2006, 3.320 mil são referentes a homossexuais ou bissexuais.

Entre gays e lésbicas adolescentes a contaminação é mais suscetível, pois estão em fase de descobrimento da sexualidade e não percebem os riscos. Confusos, partem para conversas com amigos homossexuais que muitas vezes são indiferentes à aids e, por conseqüência, acabam por influenciar o jovem em suas idéias.

O infectologista Jamal Suleiman, em entrevista para o jornal Folha de São Paulo, afirma que a indiferença dos jovens para com a doença também é resultado dos avanços no tratamento da infecção. Ele afirma que pessoas mais novas não entendem completamente os riscos de contrair o HIV e iludem-se ao pensar que após a contaminação a vida fica da mesma maneira. A falta de informação é um dos principais vilões para o aumento de infecções entre jovens.

Categoria: 




Comentários

é impressionante o numero de adolscentes infectados pelo virus hiv, gostaria de ler na integra este artigo.

é impressionante o numero de adolscentes infectados pelo virus hiv, gostaria de ler na integra este artigo.

Comentar

Conteúdo relacionado