Arquivo

13 peças GLS no XVII Festival de Teatro de Curitiba

Redação Lado A 15 de Setembro, 2008 05h27m

COMPARTILHAR


XVII Festival de Teatro de Curitiba
Inspirado no Festival de Edimburgo, o Festival de Curitiba é um o maior evento de teatro do país. A edição 2008 retoma o conceito que marcou o início do Festival. A mostra oficial será de 20 a 30 de março, com espetáculos inéditos e grande elenco. Ao longo dos 10 dias serão quase 300 espetáculos na Mostra de Teatro Contemporâneo, Infantil e Fringe. Integram também a programação os projetos Risorama, Residência das Artes, Usina de Idéias e Carrossel.

O Festival nasceu numa mesa de restaurante. Sem saber ao certo o alcance e a força das idéias que ali surgiram, um grupo de jovens amigos dava os primeiros passos para o que viria a ser um dos mais importantes eventos de teatro da atualidade. A partir daí começou o corre-corre: campanha, patrocínios, programação e produção. Em dezembro de 1991 eles promoveram a festa de lançamento do Festival, que iria estrear no dia 19 de março do ano seguinte. Ninguém acreditaria que aquela idéia, surgida em uma conversa de restaurante, seria realizada com tanta agilidade, e nem que duraria tanto.


A Edição 1992 do Festival trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Vilella. Nesta 17ª edição, que abre para o público a partir do dia 19 de março, não vai ser diferente. A programação é intensa e variada – e é bom já reservar seus ingressos porque as sessões são concorridas e costumam lotar.


Guia GLS para o XII Festival de Teatro de Curitiba


Em 2006, quando começamos a apresentar uma seleção de peças com temática GLS, foram seis as peças selecionadas. No ano passado, 12 espetáculos entraram em nossa seleta lista, bastante copiado por acaso. Para este ano, um número maior: 13 peças com personagens ou temática gay. A surpresa foi que duas peças estão na mostra oficial do Festival. No ano passado, a mega produção Ópera, veio de Recife de carona com outra peça que a trupe apresentou na Mostra Oficial, participando com Ópera na Fringe. Sem dúvida, um importante começo que indica que no próximo ano poderemos ter uma mostra GLS.


Peças com temática GLS são presença marcante no Festival de Curitiba. Coincidentemente, cerca de 10% das montagens apresentadas em cada edição tratam de diversidade sexual, e infinitas foram escritas por dramaturgos assumidamente homossexuais, ou de alguma forma se relacionam com esse universo.


Selecionamos com orgulho e muito trabalho 11 espetáculos que esperamos que sejam prestigiados pelo nossos leitores. Na próxima semana apresentaremos os locais e horários de apresentação destas peças.


Mostra Contemporânea:
 
Mundo Gerald Thomas – Rainha Mentira / Queen Liar
PEÇA CANCELADA
Em Rainha Mentira/Queen Liar, Gerald Thomas faz um levantamento alegórico da pulverização das tragédias históricas – como o holocausto e as guerras em geral – e de assuntos absolutamente pessoais – como a vida extremamente triste de sua mãe, acusada aos nove anos de idade pelo enforcamento do próprio irmão, um jovem de 17 anos, homossexual, em uma Alemanha já tomada por Hitler. Embora o texto seja baseado na história de sua avó e sua mãe, os personagens e suas histórias são uma mescla de emoções e memórias que se intercalam com momentos de horror e nonsense.


Salmo 91
29 e 30/03 às 20:30 – Auditório Salvador Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro – Centro
Indicado a três Prêmios SHELL (melhor autor – Dib Carneiro Neto, melhor direção – Gabriel Villela, melhor ator – Rodolfo Vaz), a adaptação do best seller Estação Carandiru, de Drauzio Varella, feita pelo jornalista Dib Carneiro Neto traz para o teatro as personagens apaixonantes do livro e do filme dirigido por Hector Babenco. O malandro Dadá, os travestis Zizi Marli e Veronique, o Nêgo-Preto, o tarado Charuto, o Bolacha (Sem-Chance), o enfermeiro Edelso, o Zé da Casa Verde e suas duas mulheres, entre outros, estão todos sujeitos ao rígido controle do Carandiru da época e a um implacável código penal não escrito, criado pela própria população carcerária. A peça é composta de 10 monólogos interpretados por cinco atores, que contam o dia-a-dia nas celas, o futebol, a religião e a rebelião que tomou conta do Carandiru e originou a famosa invasão da polícia e o massacre de 111 presidiários. Nesse dia, conforme está no livro de Drauzio Varella, o sobrevivente Dadá lembra-se que o Salmo 91, que sua mãe sempre insistira para que ele o lesse, dizia: “Mil cairão à sua direita, e dez mil à sua esquerda, mas a ti nada acontecerá nada te atingirá”.


Fringe:
Loucas, nervosas e equivocadas (FOTO 2)
De 25 a 29/03 à meia-noite no Casa de Teatro Edson D´Avila – Rua Treze de Maio – Centro
No Fringe, que reúne a programação alternativa, há várias opções, algumas imperdíveis, outras questionáveis. No primeiro grupo, está o hilário espetáculo Loucas, nervosas e equivocadas, da Cia. Máscaras de Teatro. Na trama, três amigos homossexuais moram juntos e almejam fazer sucesso na carreira artística, mas ao invés de agir, estão sempre suspensos em questionamentos e envoltos em sonhos. Tudo parece um emaranhado de repetições e dificuldades de comunicação nesta comédia repleta de elementos do Teatro do Absurdo. A peça já esteve presente na edição anterior, mas retorna –felizmente – neste ano. É um humor rápido, ágil e que reflete com muita perspicácia o universo gay.


As Fervidinhas
De 20 a 22 e de 27 a 29/03 às 22h no Cats Club – Alameda Dr Muricy, 949 – Centro
As Fervidinhas, da EnCena Produções Artísticas, que no ano passado apresentou As Fervidas, na casa noturna gay Cats Club. As Fervidinhas será apresentada no mesmo local, como uma continuação de As Fervidas. Na peça, procurando suas avós, que sumiram durante o Festival de Teatro de 2007, Narinha, Neuzinha e Norminha, meninas de 12 anos, acabam entrando escondidas na boate, onde as velhinhas foram vistas pela última vez. A se contar pela peça do ano passado, é melhor fugir! A menos que você queira enfrentar o carão da hostess do Cats Club, o atraso para a peça começar, gente fumando sem saber que ali está sendo apresentado um espetáculo e – pior – as piadas sem graça do grupo.


Do Claustro (FOTO 4)
Dia 27 às 21:00, dia 28 às 15h e 29/03 às 18h na Sala Londrina, Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem – Centro
Para quem não assistiu em São Paulo, Do Claustro terá duas três apresentações no Fringe. É um panorama do Brasil Colônia bem construído, ainda que com interpretações irregulares. No Brasil do século 17, Irmã Mariana, uma clarissa enclausurada às portas da morte, confessa a outra religiosa, Irmã Cecília, sobre o seu relacionamento sexual e amoroso com um homem que se encontra preso e ameaçado de degredo para a África. Através de um relato repleto de violência e sexo, surge um forte jogo de poder e sedução entre elas, e Cecília acaba por se atrair por Mariana.


Coração de Gás Néon (FOTO 1)
21 e 22/03 às 18h, 25 a 27/03 às 21h, dia 28 às 18h e 29 e 30 às 21h no Teatro João Luiz Fiani – R. Coronel Dulcídio, 517 – Shopping Novo Batel – Batel
Um personagem comum trancado no seu quarto, atulhado de coisas e sentimentos, refaz os caminhos, repensa diálogos e cria um inventário sobre sua frustrada história de amor. Quem o visse não poderia imaginar um coração assim tão luminoso, ferida aberta escondida pelo band-aid surrado. Um espetáculo sensível que emociona e faz rir.

Lábios do Preconceito (FOTO 6)
28/03 às 21h e 30/03 às 18h na Sala Londrina, Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem – Centro
Uma cantora que mora com sua melhor amiga e é apaixonada por ela; um marido escuso e um ativista gay são os personagens centrais desta trama.


Só Vendo:
Festival é sempre uma caixinha de surpresas e alguns espetáculos, só lá mesmo para saber se são bons ou deploráveis. Além dos já citados acima, há montagens, que pelas sinopses, parecem interessar ao público GLBT. Veja e confira:


Avental Todo Sujo de Ovo (FOTO 5)
Dia 22 às 15h, 23 às 12h, 24 e 25 às18h, dia 26 às 21h, 27 e 28 às 18h e 29/03 às12h no Teatro Reikrauss Benemond – Praça Tiradentes, 106 – Galeria Pinheiro Lima
Moacir, que fugiu de casa aos 9 anos de idade, deixando seus pais (Alzira e Antero) desesperados, retorna ao lar 20 anos depois como Indienne Dubois (uma mulher). O choque entre as convenções sociais e o sentimento materno é o que decidirá os rumos dessa família.


Casa de Caio
PEÇA CANCELADA
Seis suspeitos: Caio foi assassinado. Sua velha casa guarda todos os segredos, entre eles homens, mulheres e uma travesti cheios de dúvidas e histórias pra contar de um momento importante de suas vidas com Caio. Baseado em textos de Caio Fernando Abreu.


Cold meat party (FOTO 3)
De 27 a 29/03 às 21h e 30/03 às 19h no Teatro da Caixa – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Um grupo de velhos amigos – um pop star gay, uma cineasta feminista e um político homofóbico – e seus acompanhantes se encontram em uma pensão de Manchester para o funeral e a leitura do testamento de um amigo do colegial. Juntos eles recordam a amizade passada e os dias felizes de sucesso, mas também encaram o presente incerto e caótico.


Eu quero sexo parte VII
22- 23 e 29-30/03 às 18:00  no Teatro Fernanda Montenegro – Rua Coronel Dulcídio, nº 517 – Batel
As outras partes (de 1 a 6) foram corretas, mas sem grandes inovações. A peça abrange questões possíveis sobre sexualidade, da gravidez precoce à homossexualidade, sem deixar de passar por pontos como o uso da camisinha e incompreensões mútuas entre os universos masculino e feminino.


O mundo é gay
24 e 26/03 às 21:00 e 28/03 no Teatro Saltimbancos – Rua Comendador Macedo, 330 – Centro
Na mesma linha, só assista O mundo é gay se quiser passar nervoso. O diretor, Treat Serpa, é figura carimbada no festival, sempre com montagens que falam das diferenças entre os gêneros. Desta vez, quer “identificar as várias facetas gays que estão camufladas por toda parte”. No fundo, são preconceitos disfarçados de “modernidade”.


Papai não é mamãe
De 20 a 22/03 e 27 a29/03 de meia-noite no Teatro Barracão EnCena – Rua 13 de Maio, 160 – Centro
Rafael, um jovem que mora com seu pai e seu tio, ambos desempregados, é surpreendido ao encontrar os dois trabalhando como transformistas numa festa. Embaraçado, ele os apresenta a sua namorada, uma fervorosa evangélica, como sua mãe e sua tia. Mas a situação se complica quando a garota chega de surpresa na casa dos três.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS